O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) divulgou no ano passado, o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), medido a cada dois anos, relativos ao ano de 2011.
O IDEB criado pelo Inep em 2005, a partir de 2007, passou a reunir num só indicador dois conceitos para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
O Ideb, que vai de zero a dez, é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação, para a educação básica. O PDE estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos, mas cada escola, município, Estado têm metas próprias para serem atingidas de dois em dois anos.
A avaliação do MEC é feita em três etapas: 4ª série/5º ano, 8ª séries/9º ano e 3º ano do ensino médio. No entanto, apenas uma amostra das escolas da última etapa do ensino básico participa do Ideb. Por isso, é possível ver os dados por escola apenas das duas avaliações do ensino fundamental. Da mesma forma, nem todas as escolas privadas participam do Ideb e não há dados por instituição sobre elas.
Sacramento supera metas do Ideb
Em nível de município na rede estadual, Sacramento apresentou também melhorias conforme os dados. No 5º ano, o resultado ficou em 6,2 e a meta, 5,2; no 9º ano, o IDEB atingiu 4,9 e a meta era de 4,5. Já na rede municipal, para o 5º ano, o IDEB atingiu 5,6 acima da meta proposta, 5,3; no 9º ano, o IDEB fechou em 4,4, mas não há informações sobre a meta para 2011. Em 2013, ela está prevista em 4,6.
Na avaliação do 3º ano do ensino médio, o IDEB só foi divulgado em nível nacional e estadual. Escolas da rede privada do município não participaram da avaliação.
Em nível de escola, temos os resultados mostrados na tabela acima.
Sind-Ute critiva placas com resultado do Ideb
Em nota, o Sindicato único dos Trabalhadores em Educação criticou a determinação da Secretaria de Estado da Educação que estabeleceu o dia 15 de fevereiro como o dia da "instalação da placa do IDEB nas escolas estaduais”. Diz a nota que, “A Secretaria de Educação tenta transformar mecanismos externos de avaliação em peça de marketing, sem promover o diálogo e a reflexão sobre os dados que a avaliação aponta. Escolas com desempenho abaixo do desejado pelo Governo são expostas e responsabilizadas. (...) Educação é o espaço do debate, da reflexão, da construção coletiva: tudo o que não temos”. A nota traz anexa uma entrevista com Diane Ravitch, ex-secretária de Educação dos EUA, autora do livro The Death and Life of the Great American School System (A morte e a vida do grande sistema escolar americano).
A entrevista foi publicada no Jornal O Estado de São Paulo, em 02/08/10. No final da entrevista, a autora afirma: “Precisamos de jovens que estudem história, ciência, geografia, matemática, leitura, mas o que estamos formando é uma geração que aprendeu a responder testes de múltipla escolha. Para ter uma boa educação, precisamos saber o que é uma boa educação. E é muito mais que saber fazer uma prova. Precisamos nos preocupar com as necessidades dos estudantes, para que eles aproveitem a educação”.
A nota foi divulgada nove dias após o Sind-UTE/MG, protocolar, na Promotoria Estadual de Defesa da Educação do Ministério Público, denúncia contra a Secretaria de Estado de Educação (SEE) pelo processo de contratações de professores atropelando processos como tornar público o horário e as vagas para designação. E mais, o Sindicato denuncia ainda que as 15 mil vagas divulgadas pelo concurso público já finalizado ainda não foram preenchidas e, as aulas de Educação Física - antes ministradas por professores habilitados – que agora ficam a cargo os professores regentes de turmas até o 5º ano.