Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Começam os Jogos Escolares

Edição nº 1369 - 05 Julho 2013

O Ginásio Poliesportivo Marquezinho encheu-se de cores na noite da segunda-feira  (1º), na abertura da 5ª edição dos Jogos Escolares de Sacramento – JES, que seguem até o dia 19, com a participação de atletas de 15 escolas da cidade e zona rural.  Até o dia 12, serão realizados os jogos coletivos, futsal, handebol, voleibol e basquetebol, e, de 15 a 19, os jogos individuais: peteca, tênis de mesa, natação, atletismo e xadrez. 

Contagiados com o grito de manifestação dos brasileiros nas passeatas e nos estádios, o Hino Nacional foi também entoado no ginásio, com orgulho, pelo público presente e emoção do atleta Weber Ramos Ribeiro, ao conduzir a tocha olímpica, sob os aplausos dos atletas e ao som da canção, tema do filme, Carruagem de Fogo. 

Na festa de abertura do JES, apresentação dos grupos de dança de Arnaldo Júnior e Tiago Oliveira, kata de Karaté com equipe de Uberlândia, kung fu com a equipe  do sifu Joarez, bateria infantil da Escola de Samba do Areião  e Street Dance, de Ribeirão Preto. 

O secretário de Esportes, Fabrício Stival Ribeiro, fala da satisfação por realizar o 5º JES, o primeiro da atual administração, que iniciou no primeiro ano do governo Baguá.  “É a primeira edição do JES no nosso Governo e é com alegria que a realizamos, porque é um evento que reúne mais de dois mil atletas da nossa cidade, neste projeto que pude acompanhar desde a primeira edição no governo anterior. Não podíamos deixar de realizar um evento que só visa o bem dos jovens de nossa cidade. As famílias, as escolas todos vibram, apoiam, aplaudem e é disso que os jovens precisam”. 

Para o  presidente da Câmara, José Maria Sobrinho, o 5º JES, refletem  as coisas boas da política. “O importante é isso, independentemente de quem começou, indiferentemente de questões  políticas, faz-se o que tem que ser feito e não há nada tão bom para os estudantes sacramentanos como esses jogos; o investimento no esporte que prepara o corpo, a mente,  forma homens e cidadãos. O esporte educa e é da educação que a nossa sociedade precisa”.

A diretora Alice Jerônimo de Melo, da Escola Barão da Rifaina, é a única dos atuais diretores a acompanhar seus alunos em todas edições atuais do JES, que foram inaugurados na gestão do então prefeito Luiz Magnabosco, nos anos 80.

“- Essa atividade representa um estímulo muito grande para os estudantes, que aguardam ansiosamente a sua chegada, como tenho podido acompanhar nesses cinco anos. É um momento de muita integração entre as escolas. A gente observa que muitas vezes eles nem vêm com o intuito de ganhar, mas de participar, estar juntos com outras equipes. Eles vibram ganhando ou perdendo, ou seja, vibram pela oportunidade de participar e isso é muita saudável, educativo. A prefeitura está de parabéns por esta continuidade nos jogos”, cumprimentou a diretora da EE Barão da Rifaina.