Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Arcanjo Livraria, um espaço de fé para a cidade

Edição nº 1361 - 10 Maio 2013

Inaugurada na manhã desta quinta-feira, a Arcanjo Livraria e Artigos Religiosos, presente do pároco, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira à cidade, que há tempos urgia de um espaço como esse.  

A inauguração foi prestigiada por inúmeros paroquianos e amigos, dentre eles, o prefeito Bruno Scalon Cordeiro, vereadores, o ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges e o historiador e escritos Amir Salomão Jacob.

Abrindo a informal cerimônia, o radialista Léo Denis, da Rádio Sacramento, que transmitiu ao vivo a inauguração, destacou que “o futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos. Sem sonhos a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais e hoje vemos a realização de um sonho concretizado: Arcanjo, seu mais novo ponta da fé em Sacramento”, seguido do cântico Ave Maria, por Luiz Alberto da Silva, pedindo bênçãos a todos os que fizeram com que o espaço se tornasse realidade.

Padre Sérgio Márcio, falando sobre a livraria, contou de seu sonho de abrir uma livraria católica, mas o sonho por alguma razão,  era sempre preterido. “É porque não chegou a minha hora, eu pensava, convicto que tudo tem a hora certa e o lugar exato. Chegando a Sacramento comecei a perceber que aqui era o lugar exato, faltava apenas  a hora certa e a hora chegou”, explicou.

O nome Arcanjo Livraria e a data, 8 de maio, também têm uma explicação. “Comecei a perceber na cidade uma forte devoção a São Miguel Arcanjo.  Vendo a história do município, descobri que São Miguel Arcanjo é o padroeiro da cidade e, conheci o ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, o maior devoto de São Miguel Arcanjo que eu conheci até hoje”, reconheceu. 

Dirigindo-se ao ex-prefeito, afirmou: “Dr. José Alberto, de certa forma, este nome é em homenagem ao senhor”. E, referindo-se a data, lembrou que 8 de maio é a data da aparição de São Miguel Arcanjo,  no monte Gargano, na Itália. Lendo o histórico da aparição, ressaltou: “Foi uma série de acontecimentos que foram se somando, o que para mim, de fato, o local é este e o momento exato também é este, para  oferecer a Sacramento esta opção, para que seja um ponto de encontro da fé e que os objetos que aqui serão comercializados possam ser luz para que deles fizer uso”. 

O vigário paroquial, Pe. Paulo proferiu a bênção e aspersão do espaço, depois das  leituras,  do livro do Gênese proferida pelo pároco;  do salmo,  pela postulante, Priscila Tambani, e da oração dos fieis, pelo vereador Márcio Luiz de Freitas.  

O ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, agradecido pela homenagem disse de sua alegria pela inauguração do espaço e pela lembrança a São Miguel. Veja matéria neste jornal. 

Também o prefeito Bruno Scalon Cordeiro cumprimentou o pároco  pela iniciativa.  “Este é um momento de agradecimento, pois este empreendimento divulga a fé e faz evangelizar o povo”, afirmou.