A Paróquia Nossa do Patrocínio do Santíssimo Sacramento realizou no final de semana, 19 e 20, o 1º Encontro Estrada de Emaús, em parceria com o Emaús da Arquidiocese de Uberaba. O Encontro realizado na EE José Afonso de Almeida contou com uma bem organizada estrutura, com vários ambientes para recepção, palestras, teatro, refeições, café, lazer e até banhos e dormitórios no próprio local.
Para atender a contento os 66 encontristas, de Sacramento, Delta e Franca, o pároco, Pe. Valmir Ribeiro e a coordenação da Pastoral da Juventude - PJ, sob a responsabilidade do casal, Reginaldo Afonso dos Santos e Carolina Loyola, mobilizaram mais de 100 pessoas para ajudar, entre os 40 jovens do Emaús de Uberaba e outras dezenas de casais da Pastoral Familiar.
O coordenador do Emaús em Uberaba, o jornalista Luiz Maurício Pereira, 25, falando ao ET explicou que o objetivo principal do Estrada é conscientizar o jovem da importância da família, dos amigos e da vida. “E dentro desses três objetivos principais, vamos desenvolver o trabalho do jovem dentro da Igreja, dentro das comunidades e mostrar a diferença que ele pode fazer para a vida das outras pessoas. O grande diferencial do Encontro é trazer para o jovem, numa linguagem jovem, que é importante viver no mundo, estar no mundo, participar das coisas do mundo sem ser mundano. Isto é, trazendo os valores de família, valores cristão onde quer que esteja, sem o estigma de ser o chato, o careta, mas numa vivência praticada dia a dia, no respeito pelas pessoas; sendo ético no trabalho, na escola, na família e, sobretudo se preocupando com o bem estar do outro”,explicou.
Como nasceu o Estrada de Emaús
Luiz Maurício explica como nasceu o Estrada de Emaús e como conseguiram juntar tantos jovens e tanta unidade, que é perceptível entre eles. “Na arquidiocese, há um movimento chamado Diálogo Conjugal, da Pastoral Familiar. Nas reuniões desses casais sempre havia os filhos que, ou iam e ficavam lá brincando, ou ficavam na casa de parentes para não atrapalhar. Juntando a isso o fato de que a juventude da cidade precisava de um direcionamento, nasceu a ideia de criar o encontro para esses jovens. Em Uberaba, já havia o encontro chamado Emaús, para jovens de 18 a 25 anos e o nosso foco eram jovens de 14 a 18 anos, que é uma fase chave na vida das pessoas, porque estaríamos abordando o jovem antes que o mundo o abordasse, e conseguiríamos formar um jovem mais consciente. A ideia foi em frente a partir de 1999, com a primeira participação dos casais do Diálogo Conjugal junto com alguns jovens do Emaús.
Segundo Maurício, a proposta foi tão interessante que acabou tendo a adesão de quem fez o encontro. “E, a partir da ideia do 'eu faço e vou trabalhar para que mais alguém faça', conseguimos em 13 anos, isto é em 26 encontros, pois realizamos dois por ano, fazer passar pelas nossas cadeiras 2.100 jovens”, contou, destacando o papel desse encontrista no lar e junto a outros jovens: “Ele leva a ideia para dentro da família, o irmão fica sabendo, o primo e com isso ele começa a modificar família, os amigos, como uma corrente do bem”.
Outro diferencial ressaltado por Maurício é que os encontros aguçam também a formação de lideranças. “Trabalhamos na formação do líder, porque o jovem que passa pela nossa cadeira terá que agregar outras pessoas. Ele vai chegar na escola e mostrar a diferença, mostrar que é bom e arrastar um colega. Temos casos de escolas em que, numa turma, todos já fizeram o encontro, por isso quem participou tem que agregar, conseguir juntar, atrair outras pessoas”, afirmou.
Sinal de esperança para nós
Monsenhor Valmir Ribeiro, diretor espiritual do Encontro e responsável por esta transformação da juventude em Sacramento, a partir de seu vicariato, admitiu no domingo à tarde estar feliz com a transformação. “Graças a Deus, porque é um sonho nosso retomarmos um trabalho com a juventude. E a vinda do Estrada de Emaús nos enche de esperança por ser um encontro muito dinâmico, numa linguagem dos jovens, cuja estrutura acaba envolvendo o jovem. Esse primeiro encontro, Estrada de Emaús, é sinal de esperança para nós’’, disse.
Destacando a participação da Pastoral Familiar, disse o pároco que “a família engajada, junto, faz parte da formação dos jovens, sem a Pastoral Familiar seria muito mais difícl. A Pastoral Familiar é a base de todas as outras pastorais. Nosso trabalho com a juventude é uma consequência do nosso trabalho com a Pastoral Familiar”, afirmou.
O encontro contou com a participação de apenas 66 jovens entre os inscritos e Mons. Valmir lamentou as ausências. “Esperávamos e contávamos com uma presença mais participativa, porém tivemos pouco tempo para organizar e a realização de outros eventos na mesma data, podem ter prejudicado. Atribuo a isso a pouca participação. Mas, principalmente, atribuo ao fato de que a cidade ficou um bom tempo sem ter uma proposta para os jovens e o recomeçar não é muito fácil em se tratando de jovens. A nossa esperança está nesses jovens que fizeram o encontro, que com a sua alegria, o seu testemunho vão ser multiplicadores”, avaliou.
No final do mês de junho, em Uberaba, acontece o Encontro de Emaús para jovens de18 a 30 anos e a paróquia tem15 vagas garantidas para a participação. E, depois, esses jovens ajudarão na coordenação do encontro que será realizado em Sacramento.
Para o coordenador da PJ da paróquia, Reginaldo Afonso dos Santos, o Encontro o surpreendeu pela qualidade. ‘‘É um encontro onde jovens se interagem com jovens no linguajar deles. Mas, para mim, o envolvimento dos pais foi uma coisa maravilhosa. Tivemos a felicidade de contar com a presença de 100% dos pais de Sacramento na reunião que se realizou lá na CIJU. Outro ponto muito emoncionamente foi a participação dos 12 jovens que já haviam feito o “Estrada” em Uberaba e o trabalho de coordenação dos pais desses jovens. Ver a alegria dos 65 novos “Estradeiros de Emaús”, ao sairem do coronel, foi muito gratificante!’’, finaliza o coordenador.
A semente foi plantada em Sacramento