O jovem sacramentano, Danilo Silva Aguiar (foto), foi um dos vencedores do “Prêmio Destaque UFU em Iniciação Científica e Tecnológica”, realizado anualmente pela Universidade Federal de Uberlândia, com o propósito de reconhecer o desempenho de alunos e estimular a vocação para o mundo da ciência, através de projetos de Iniciação Científica.
O trabalho de Danilo "Estratégias para controle gestual de sons eletroacústicos em tempo real", sob a orientação do prof. Dr. Daniel Luís Barreiro,consiste em transformar sons através de síntese e processamento de áudio usando um controle de videogame. (Ver detalhes do funcionamento no link http://www.youtube.com/watch?v=aolMx9tmFNY).
Além de Danilo, que foi premiado na área de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, outros dois estudantes receberam o prêmio: Lílian Cruz, na área de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde e,
Gregório de Menezes Medeiros, na área de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias.
Os trabalhos premiados foram escolhidos num total de 686 pôsteres apresentados durante o I Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica 2011, realizado em outubro. A seleção é feita por um comitê externo de avaliação e por membros da comissão interna.
A premiação está marcada para o dia14 de junho, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL). Os vencedores receberão certificado de premiação e medalha. Além disso, os estudantes terão as despesas pagas para apresentar os trabalhos durante a Jornada Nacional de Iniciação Científica, na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 22 a 27 de julho de 2012, na Universidade Federal do Maranhão, em São Luís.
Quem é Danilo
Danilo Silva Aguiar é sacramentano, filho de Orlando Aguiar e de Roseli Silva Aguiar.
Bacharelando em Música pela Universidade Federal de Uberlândia, Danilo centra suas pesquisas na música eletroacústica e música e tecnologia. Teve trabalhos publicados em congressos e revistas, como por exemplo no XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), no 13° Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM) e na revista Horizonte Científico.
Ainda atuando como compositor participou de masterclass de composição de música eletroacústica ministrada pelo compositor Flô Menezes e operou difusão sonora de composições de Steve Reich e Jorge Antunes. Como violonista já se apresentou em cidades como Uberlândia e Brasília.