Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Festa de São Cosme de Damião é tradição

Edição n° 1277 - 30 Setembro 2011

 

Lázaro Bento de Faria, sua mulher Doralice Alves Silva Faria, apoiados por um grupo de pessoas têm mantido a tradição da festa de São Cosme e Damião no Alto Santa Cruz. A festa aconteceu no dia 18, na rua Argila, outra tradição que vem sendo mantida há 18 anos, com a reza do terço, brincadeiras para a criançada e distribuição de guloseimas, refrigerantes, bolos e a tão esperada sacolinha surpresa. 

A euforia é geral, inclusive do organizador . “É uma realização pra gente, é muito bom ver a felicidade das crianças. Se todos fizessem o que fazemos, o mundo seria bem melhor. É bom ver uma criança sorrir”, confessa Lázaro que conta como começou a festa: “Essa festa começou com a minha cunhada, Marlúcia Alves da Silva, com um quilo de balas, que ela distribuiu. No ano seguinte comecei a ajudá-la e a festa foi crescendo com a ajuda de muitas pessoas. A cada ano mais doces e balas, até chegar no bolo”. 

Conta Lázaro sobre a morte prematura da cunhada Marlúcia, mas nem por isso a festa acabou. “A gente veio tomando tomando a frente e este ano foi maravilhosa. Reunimos cerca de 600 crianças no bairro.Um bolo imenso, enfeitado pela Juliana, muitos doces, refrigerantes, pãozinho com carne, geladinho, pipoca, algodão doce... Além disso tivemos até patrocinador para o pula-pula e escorregador. Foram quatro horas de brincadeiras e muita alegria”, contou. 

Apoiando sempre o casal, lá estão as amigas, Mariinha e Jerônima, que coordenam os cantos com a criançada. Cada um ajuda um pouco. “Marlúcia está com Deus, mas está feliz porque deixou como exemplo  essa festa para as crianças, porque São Cosme e São Damião são os protetores das crianças. Ela está lá olhando por nós junto de Deus.  E não vamos parar nunca essa festa”, prometeu. 

Sem citar nomes, para não se esquecer de ninguém, os promotores agradecem a todas as pessoas que colaboraram com a festa. “|Que São Cosme de São Damião abençoem todos seus filhos! A primeira coisa que fazemos na festa é rezar o terço e pedir na intenção de todos que colaboram de alguma forma. Depois vem a sacolinha surpresa e aí a festa anima. E as sobras são doadas às creches da cidade”.  

Lázaro e Doralice são casados há 22 anos e são pais de Laurício, 17 e Lauane, 9. 


São Cosme e São Damião

 

 

Cosme e Damião são  dois dos santos mais citados na Igreja, cuja data é comemorada no dia 26 de setembro.   Seus nomes de batismo eram, Acta e Passio. Eram irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Diz a história que desde jovens, eram habilidosos médicos. Com a conversão passaram a ser também missionários, ou seja, aproveitando a ciência com a confiança no poder da oração levavam a muitos a saúde do corpo e da alma.

Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano 300 da era cristã, foram presos, pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre: "Nós curamos as doenças, em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!" Diante da insistência, quanto à adoração aos deuses, responderam: "Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!".  Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. Depois de mortos - segundo a história – apareciam materializados ajudando crianças que sofriam violências.

São Cosme e Damião são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos, barbeiros e cabeleireiros, orfanatos,  creches,  doceiras. (Informações disponíveis na internet/Adaptada)