Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Apae promove Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Múltipla e Intelectual

Edição n° 1272 - 26 Agosto 2011

Alunos e servidores da Escolinha Tio Toffe vivem uma intensa semana de atividades dentro da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que tem como tema, “A pessoa com deficiência quebra acultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente”.  

Presentes à solenidade de abertura, na segunda-feira, 22,  além da família apaeana, os alunos da E.M. Luiz Magnabosco, Márcia Cordeiro Bizinoto e Thaísa Castro Lobato, respectivamente,  diretora e vice-diretora da EE Sinha Borges, Gabriela Borges Pavanelli,   representando a parceira, Sak´s, dentre outros. 

Abrindo a solenidade, a presidente da APAE,  Márcia Lopes Almeida Bizinoto saudando os presentes, falou do tema proposto, conclamando:  “Quero convidar a todos para que juntos possamos quebrar essa cultura, pois a indiferença é, sem dúvida,  uma das piores heranças culturais e nos torna fracos e covardes. Vamos agir com responsabilidade para que as pessoas com deficiência possam ter garantidos seus direitos de autonomia e participação na sociedade, atendimento clínico, acessibilidade física, educação de qualidade e respeito. (...) Temos a  certeza de que juntos, alunos, famílias, profissionais, empresas, governantes e toda a sociedade podemos construir  um mundo de mais amor e quebrar a cultura da indiferença que tantos nos divide e enfraquece”. 

De acordo com Raquel Aparecida Costa, Diretora da Escolinha Tio Toffe, a semana nacional  visa à conscientização da sociedade. “Muita coisa mudou desde a primeira semana em 1964, que era chamada de Semana do Excepcional, deixaram para trás esse nome e hoje leva o nome de Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que com  o objetivo de garantir aos portadores de necessidades especiais inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional, sem discriminação e em situação de igualdade com os demais cidadãos brasileiros, visando também à conscientização da sociedade”, disse.

A Apae de Sacramento, fundada há 38 anos (1973), conta atualmente com 161 alunos, distribuídos na Educação Infantil (1º ao 5º ano), creche (turma da estimulação precoce, crianças de 0 a 3 anos),  projetos de socialização e oficinas de profissionalização. “Os alunos passam por várias etapas dentro da APAE e, a partir dos 14 anos, eles já podem ingressar nas oficinas de profissionalização para se prepararem para o mercado de trabalho”, afirmou a diretora.

Segundo Raquel, a instituição conta com algumas empresas parceiras na geração de empregos: Sak´s, Democrata, ateliê Tutuce Devoz, Koc Pitt, Laticínios Scala, Esfera Rolamentos, Vela Minas  e, agora, vai iniciar parceria com  a Terra Viva, a primeira empresa a acolher os alunos apaeanos. “A partir dela outras portas foram abertas e os nossos alunos estão aí fazendo parte do mercado de trabalho, quebrando a cultura da indiferença e somos muito gratos a todas essas empresas”, agradeceu. 

A diretora Raquel, destacando o trabalho da Apae local a presença dos alunos e seus familiares que constróem a história apaeana na cidade, ressalta os nomes de Adson Carlos Pansani, 38 e Paula Márcia Bessa Florêncio, 39, há mais de 30 anos na instituição e Nely Abadia do Prado,  47, há mais de 20 anos. “Esses estão entre os pioneiros na nossa escola”, informou.