Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Tomam posse diretores do Lar São Vicente de Paulo

Edição nº 1191 - 05 Fevereiro 2010

O presidente do Lar São Vicente de Paulo Isan Magnabosco, que dirigiu a entidade nos últimos dois anos foi reeleito para mais uma gestão à frente da entidade. A posse da nova diretoria executiva e do conselho Fiscal aconteceu no último dia 2, em solenidade realizada na sede do lar e que contou com as presenças de Hélio Miranda, presidente do Conselho Central de Uberaba, Vilma Pereira Barbosa, presidente do Conselho Particular São Geraldo, o pároco, Pe. Valmir Ribeiro, funcionários, familiares e amigos dos novos diretores. 

Aberta a reunião com as atividades de praxe da Sociedade São Vicente de Paulo, o presidente do Conselho Central, Hélio Miranda, deu posse a Isan Magnabosco para o biênio 2010/2011 e este à nova diretoria: Leandro dos Santos (vice-presidente), José Carlos Basso De Santi Vieira e Márcia Zago Lopes Almeida (secretários), Nei Maria Manzan e Antônio Carlos Manzan (tesoureiros). O novo conselho fiscal é formado por Vilma Pereira Barbosa, Rodolpho Soares Rezende, e Luzia Afonso Gomide (efetivos); Iraci dos Reis Miguel, Olívia Martins da Silva e Rômulo Mendes Neto (suplentes). 

Em seguida, após falar da obra social vicentina fundada pelo francês Antônio Frederico Ozanan, em 1833, Miranda parabenizou os empossados e conclamou a continuidade do trabalho da SSVP na cidade, reafirmando aos membros do Conselho Fiscal, a importância de sua função para o bom andamento das obras vicentinas.


Isan Magnabosco fez uma prestação de contas dos dois primeiros anos à frente da entidade, recordando as dificuldades por que passaram com a mudança provisória até a conclusão do prédio, inaugurado em 15/08/08. Destacou a alegria da casa nova para a diretoria e moradores. “Um sonho realizado com a acolhida de tanta pessoas que montaram a casa: TV LCD 42’, presente de Natal da SSVP, ainda no prédio provisório e para a nova casa, 54 guarda-roupas, oito jogos de sofá, camas, colchões impermeáveis, travesseiros, roupas de cama, tudo novo, conseguido através de campanha com pessoas da cidade e empresas”, agradeceu.

Isan lembrou ainda que a nova casa trouxe novos moradores, antes 29, depois 45 e as dificuldades financeiras iniciaram e só foram supridas graças a campanhas, doações, eventos e atividades desenvolvidas pela diretoria e funcionários, enfim ajuda do poder público, da paróquia, através de iniciativa do pároco, Pe. Valmir Ribeiro.  Para 2010, o presidente tem boas expectativas. Espera numa boa negociação com a prefeitura, conseguir um repasse maior de recursos para 2010. 

As metas ou desafios para os dois próximos anos não são poucos e urgem: ampliação do refeitório para atender os 45 moradores, ampliação da cozinha e copa, depósito de lixo hospitalar, almoxarifado, modernização da lavanderia, pintura lavável na parte interna da casa, melhoria nas sala de fisioterapia, cursos de treinamentos para funcionários, valorização e melhoria das condições de trabalho dos funcionários e, sobretudo, agregação de mais voluntários.

“Segundo Isan, para vencer esses desafios e outros que virão ele conta com a diretoria e o apoio de grande parcela da comunidade. “ ‘Prova de amor maior não há, que doar a vida pelo irmão’, e isto não quer dizer que temos que perder a vida em favor do irmão, mas gastar, utilizar a nossa vida em favor do outro. Nós fomos escolhidos para gastarmos parte de nossas vidas em favor dos idosos do lar. São nossos vozinhos, a única razão da existência do Lar SVP. Temos desafios e teremos muitas dificuldades, mas podemos ter a certeza de que não estaremos sozinhos, podemos confiar na providência divina e em todos os que nos ajudam. Milagres acontecem diariamente nesta casa. Não duvidem e tenho a certeza de que nos próximos dois anos muitos outros acontecerão. São Vicente de Paulo dizia ‘não basta fazer o bem, é preciso fazê-lo bem’, que possamos juntos, com amizade, qualidade, humildade, respeito, disponibilidade, e principalmente a graça de Deus, trabalharmos para proporcionar melhoria contínua na qualidade de vida dos vozinhos que aqui residem ”, conclamou, agradecendo a todos os voluntários, funcionários e a todos que de alguma forma colaboram com a instituição. 

Encerrando  reunião, o pároco padre Valmir, após uma mensagem de fé e esperança, falando sobre a capacidade de amar inerente aos seres humanos, abençoou a todos.

O lar São Vicente de Paulo conta atualmente com 22 funcionários, distribuídos entre equipe multidisciplinar (fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, enfermeira padrão, nutricionista, médico), cozinheiras, faxineiras, lavadeiras, auxiliares de enfermagem e a orientação de irmã Elizabete,  que reside no Lar e coordenada toda a casa e atendimento.