Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Os 11 anos do Colégio XX de Outubro

Edição nº 1213 - 09 Julho 2010

“Para cumprir esse objetivo - diz a diretora Kátia Silene Franzoi Puertas - nosso Colégio tem como proposta pedagógica básica, compreender os valores sociais e humanísticos que estão presentes no nosso ambiente social e  ter habilidades para a construção de um mundo cada vez mais justo e melhor, com o conhecimento transmitido através de disciplinas interligadas pela espiral do conhecimento. Ou seja, os assuntos são iniciados, ampliados e aprofundados, desde a Educação Infantil. E tudo isso vem de uma forte parceria com o Colégio Cenecista José Ferreira, de Uberaba, reconhecido hoje como um dos melhores colégios do Brasil”. 

No Colégio XX de Outubro, dentro da proposta humanística dos alunos, além dos conteúdos do eixo comum,  as aulas de filosofia, música, educação física, as avaliações temáticas, espanhol a partir do sexto ano, dentre outras, o Colégio XX de Outubro,  investe,  desde as séries iniciais em projetos diferenciados tais como, as produções intelectuais temáticas abordando assuntos do momento, e que envolvem pesquisas, além de cultivar a história e o esporte. Exemplo disso foram a festa Junina no dia 26 de junho e as V Olimpíadas internas de 5 a 9 de julho. 

A festa junina, com a temática Copa do Mundo na África do Sul, mostrou folclore, arte e deu uma aula de cultura na decoração em verde amarelo, mostrando os 32  países  e aspectos da fauna sul-africana. Na tarde amena do dia 26, depois da vitória do Brasil na primeira fase, um grande  público, pais, familiares e amigos lotaram as dependências da escola. Aplausos não faltaram para  os baixinhos com as quadrilhas estilizadas e a velha quadrilha da roça, mostrando e resgatando nossos valores. 

Outro destaque da escola este mês, foram as V Olimpíadas Internas, que tiveram na abertura e encerramento o seu ponto alto, prestigiado pelos pais. O tema: a Copa do Mundo na África do Sul, com toda a equipe com camisetas verde amarelo e os alunos uniformizados nas cores do Brasil, todos com a certeza de que vencendo ou perdendo a Copa, somos brasileiros. O enfoque foi para o “Não ao racismo”, a valorização dos povos, como destacou a professora de Educação Física, coordenadora da Mini Olimpíada, Maria Tereza Silvério, em seu texto: “Quem crê no poder da educação espera que as próximas gerações possam ter dias melhores com justiça, verdade, paz, progresso, respeito aos seres humanos e à natureza”. 

Os atletas do maternal ao sexto ano fizeram o seu desfile, demonstraram o civismo e aplaudiram, a volta com a tocha olímpica,  as danças e a  subida dos balões nas cores da bandeira brasileira que com as cinco estrelas das vitórias brasileiras sumiram no céu, em meio ao foguetório. 

Encerrando, a diretora Kátia Silene Franzoi Puertas declarou aberta a V Olimpíada, cujos jogos coletivos foram realizados no Ginásio Poliesportivo Marquezinho e atletismo nas dependências da escola.