Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Nossa Biblioteca Municipal Dr. Valadares está inscrita?

Edição nº 1209 - 11 Junho 2010

As bibliotecas públicas de todo o país vão receber telecentros comunitários. Mas para receber é preciso que cada município cadastre sua biblioteca e o prazo encerra na próxima terça-feira, 15. O benefício do Ministério das Comunicações contempla apenas as bibliotecas públicas municipais. Bibliotecas de escolas não podem participar do processo.  A iniciativa faz parte do programa de Inclusão Digital do Governo Federal, para diminuir o número de brasileiros sem acesso à internet.

Sete mil telecentros já foram instalados em  bibliotecas públicas municipais. Cada telecentro é composto de 11 computadores (10 terminais e um servidor), além de impressora a laser, projetor data-show, um roteador para acesso à internet e o mobiliário, que inclui armários, cadeiras e mesas. A contrapartida municipal é a disponibilização do espaço físico para instalação dos equipamentos e de monitores para atendimento ao público. 

Segundo o Coordenador-Geral de Acompanhamento de Projetos Especiais da Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações, Carlos Paiva, a intenção é incentivar a população a visitar a biblioteca pública, diversificar as fontes de consulta e oferecer, a toda a comunidade, acesso gratuito às novas tecnologias. “Nosso objetivo é garantir que a biblioteca pública continue sendo um local de democratização do acesso à informação e ao conhecimento”, afirma. Os novos telecentros deverão ser instalados até o final do ano.