Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

IFTM abre processo seletivo para novos cursos

Edição n° 1234 - 03 Dezembro 2010

A Prefeitura Municipal e o IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Triângulo Mineiro, oferecem, a partir de 2011, mais dois cursos técnicos: Edificações e Eletrotécnica, através do sistema EAD semipresencial, alem do curso técnico em Informática.

A informação é do secretário de Educação, Prof. Carlos Henrique de Oliveira, que comemora os resultados alcançados nesses dois anos de governo do prefeito Wesley De Santi de Melo, graças ao acordo de Mútua Cooperação Técnica firmado entre  a Prefeitura e o IFTM, que  oferece a parte didática e pedagógica dos cursos. 

 Ao município compete os encargos: contratação de professores, instalação do laboratório, livros didáticos, material de apoio.  

Os cursos técnicos obedecem a um mesmo sistema estabelecido pelo MEC. “São cursos concomitantes ao ensino médio ou pós médio”, disse o secretário, informando que os cursos são gratuitos e têm a duração de dois anos, incluído o estágio. 

 O curso Técnico em Informática se desenvolve semestralmente com aulas presenciais, distribuídas em  três semestres de teoria e prática  e um semestre para estágio e apresentação de TCC. 

Os cursos semi-prensenciais, que terão inicio em 2001,  exigem momentos presenciais (uma vez por semana) e as demais aulas, pesquisas, trabalhos, via internet. A carga horária do curso Técnico em Informática é de 1.151 horas, e mais180 horas de estágio. 

Já o Técnico em Edificações possui carga horária de 1200 h. com 120 horas de estágio e o Técnico em Eletrotécnica tem carga horária de 1.240 h. com 120 horas de estágio. 

De acordo com a coordenadora de cursos, Walnilda Abadia Vieira, foi realizada pesquisa e há demanda no município, ou seja, o município  comporta a oferta dos cursos. “Hoje temos demanda mesmo porque aqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho desejam se qualificar. Serão  sete vagas para cada curso no pólo Sacramento e nossa opção por esses cursos, deve-se ao  crescimento na  área de construção civil, que demanda técnicos em edificação e em eletrotécnica”, explicou.