Criado pela ONU em 1992, o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, ressalta a importância desse imprenscindível líquido para a sobrevivência da humanidade. Com o objetivo de mostrar a importância do maior bem natural do mundo, insumo indispensável para a manutenção, sem exceção, de todos os organismos vivos da Terra, a Polícia Ambiental reuniu nesse dia cinco turmas de alunos da EE Afonso Pena Jr. para uma palestra no salão da Câmara, no Paço Municipal.
Segundo o subtenente Celso Aparecido Brait, comandante local da PMMA, que falou aos estudantes, “embora três quartos (3/4) da superfície da Terra sejam compostas de água, a maior parte não está disponível para o consumo humano, sobrando apenas 1% de toda a água doce que pode ser utilizada para consumo do homem e animais. A distribuição da água no planeta é de 97% nos oceanos e mares, 2% nas geleiras inacessíveis e então, apenas 1% da água está localizada nos rios, lagos e fontes subterrâneas. Enfoque foi dado também para as leis e órgãos gestores da água e leis.
Disse mais que a quantidade de água existente no nosso corpo, sendo 90% ao nascermos, 70% na adolescência, 60% na fase adulta e pouco mais de 50% na 3ª idade. E que uma pessoa adulta perde por dia em média 2,5 litros de água, em condições normais. Por isso, deve-se fazer o reabastecimento para evitar-se principalmente a desidratação.
(Fonte: Ass.com/Polícia Ambiental)