Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Colégio realiza V Seminário de Educação

Edição n° 1230 - 05 Novembro 2010

O V Seminário de Educação, que abordou o tema, 'A construção de um pensamento educado e evangelizado', iniciou este ano o curso de qualificação pedagógica dentro da educação do espírito, com professores da Escola Eurípedes Barsanulfo e Educadores de vários estados do Brasil, que participaram do seminário. “Este projeto representa a realização de um sonho”, disse a pedagoga e escritora, Alzira Bessa França Amui, coordenadora do seminário.

Antes de iniciar o encontro, realizado no Colégio Allan Kardec, nos dias 1º e 2 últimos, os participantes visitaram a exposição dos trabalhos dos alunos da Escola Eurípedes Barsanulfo. “Esse é o resultado de um trabalho de seis meses, realizado aqui na escola. 

O encontro conta com pessoas que vêm conhecer o trabalho, trabalhadores da casa espírita e, a partir daí, vamos passar a mostrar como o educador se vê e pode estimular o pensamento para que ele se eduque”.  

Segundo Alzira, o curso prossegue em janeiro, devido a grande procura. “Isso para nós é uma grande alegria”, justifica Alzira, que durante muitos anos atuou na educação pública como supervisora educacional.  “Venho de um sistema em que a cada governo apresentava uma linha de pensamento diferente. 

E quando se tem liberdade de agir, o processo é o resultado são outros. Hoje, eu vejo que temos uma filosofia de trabalho que nos tem dado muito alegria, porque os professores vão absorvendo e os alunos dando respostas muito positivas. Não somos cerceados por um sistema, temos liberdade de ação e vamos aprimorando o processo educacional”, disse, afirmando que “essa é a verdadeira escola”.

“-  Nesses anos todos - prosseguiu a educadora - com a minha experiência, somei muito, não posso desprezar nenhuma experiência que tive, porque tive oportunidade de levantar paradigmas e hoje vejo que para mim é um novo paradigma, fazer uma educação voltada inteiramente para atender à necessidade do ser, à individualidade e mesmo trabalhar com o educador que tem toda a liberdade para expressar e criar”, concluiu.