Olício Inácio dos Santos - Zezeu (presidente) Delcides Tiago (vice), Alice da Silveira e Monica Inácio dos Santos (secretárias), Heliana Oliveira Barcelos e Carlos Alberto Rezende (tesoureiros) são os novos membros da diretoria do Centro de Recuperação do Alcoólatra de Sacramento – Cerea, que tomaram posse no domingo, 31, às 10h00, na sede da entidade, em reunião que contou com a presença de cereanos locais e das vizinhas cidades de Araxá e Conquista, o vereador Carlos Alberto Cerchi, presidente da Câmara e o vice-prefeito Pedro Teodoro Rodrigues Rezende.
Além dos membros da diretoria executiva, foram empossados os membros do conselho fiscal. Efetivos: José do Carmo Martins (presidente), Ursulina Zanqueta, Eurípedes Batista Honório, Alencar Francisco de Araújo, Maria das Dores Araujo, Gaspar Adão, Joana Helena Gomes Merice, Maria Rai-munda de Souza, Maria Auxiliadora Gomes. Suplentes: Maria Conceição de Oliveira, Suely de Fátima da Costa dos Santos, João Batista de Oliveira, Neide Mendonça Silva e Maria Auxiliadora da Silva. Heliana Oliveira Barcelos ocupa o cargo de diretora social e relações públicas, Derly Silva Loiola, diretora artística, Ivone Regina Silva, assessora jurídica e Mário Florentino Santana, foi eleito mais uma vez padrinho do Cerea.
Após a chamada nominal dos novos membros, José Domingos, vice presidente do Cerea de A-raxá conduziu o juramento, após deixar a sua mensagem aos empossados: “Que maravilha poder participar dessa festa de posse, porque alguns anos atrás, esse homem que vos fala não era nada, era um bêbado e hoje posso fazer com vocês esse juramento”.
Presidentes agradecem
Ursulina Zanqueta Gomes – Lina, ao entregar o cargo, agradeceu pelo apoio que teve durante os dois anos de sua gestão. “Sabemos que não é fácil, mas graças a Deus tivemos dois anos de apoio de todos vocês, que são a minha família, por isso tenho muito o que agradecer, aos que estiveram na diretoria comigo e a todos os cereanos de Sacramento e das cidades vizinhas, que sempre nos apoiaram no combate contra o vício do álcool. Juntos somos fortes contra o alcoolismo”.
O presidente Olício Inácio dos Santos, Zezeu, agradeceu pela eleição e solicitou o apoio de todos nos próximos dois anos. “É preciso deixar claro que sou apenas um membro, os presidentes somos todos nós e juntos vamos buscar fazer um bom trabalho. o Cerea precisa de todos nós, sozinhos não somos nada”, disse, acrescentando que dentre suas propostas estão visitas a ex-cereanos e a outras famílias que precisam de apoio e palestras. “Vamos encher essa casa de irmãos nossos que necessitam do nosso apoio”, frisou.
Olício ‘o presidente sorriso’
Eduardo Luciano Vieira, presidente do Cerea de Conquista, parabenizou os novos membros da diretoria e conclamou todos à luta contra o vício. “Minha alegria é imensa por estar aqui para a posse de Olício, o ‘presidente sorriso’, que está sempre com um sorriso nos lábios. Eu não o vejo triste, e com toda razão, porque, se formos analisar aquilo que a gente era e o que somos hoje é gratificante demais. Há 19 anos sou um homem e me tornei homem no Cerea e posso desfrutar dessa felicidade que todo cereano desfruta. Antes, eu era o ‘pinguinha do pé inchado’, há 19 anos sou Eduardo. E costumo dizer que não tenho quase nada a pedir a Deus, mas muito a agradecer, pelo que Ele fez e continua fazendo pela gente”, disse.
Prosseguindo, afirmou: “Nós, os cereanos, em matéria de álcool somos entendidos, porque tudo o que aprendemos foi no sofrimento, foi com o vício, usando este terrível veneno, que pode nos levar para o hospício, cadeia ou para o cemitério, prematuramente. É claro que todos nós iremos pra o cemité-rio um dia, mas que bom será morrer como homem. É muito triste morrer como um bêbado. Alguém pergunta: ‘Quem morreu?’. E o outro responde: ‘O fulano de tal, aquele bêbado’. Quando partirmos, vamos partir como homens de bem – conclamou - pessoas sóbrias pessoas que se preocupam com o bem estar do próximo. Por isso quero parabenizar vocês e desejar sucesso pedindo o que Deus continue nos abençoando para sermos sempre exemplos para outros tantos que precisam de nós”.
Discursaram também, José Eugenio dos Santos Júnior – Vice-pres. do Cerea de Conquista e Márcio Eze-quiel – presidente do conselho fiscal do Cerea/Araxá, todos enfocando o resgate da dignidade e do cará-ter ao deixar o vício do álcool.
Berto quer repasse correto para o Cerea
O vereador Carlos Alberto Cerchi, cumprimentando os diretores que deixavam os cargos e os empossados, elogiou as atividades e o trabalho do Cerea na cidade, convidando os cereanos para participar da reunião da Câmara, por ocasião da votação das subvenções para as entidades, afirmou que em 2009, a entidade recebeu uma subvenção menor do que deveria. “No ano passado foi lhes repassado um valor menor e isso não é correto. É preciso que vocês se mobilizem e compareçam à reunião da Câmara, porque aquilo que for votado lá depende da participação de vocês, para que possamos dar o nosso apoio que o Cerea merece”.
Comentando a comprovação cientifica de que alcoolismo é doença, Berto afirmou: “Há tantos anos vocês fazem esse trabalho maravilhoso, que há pouco tempo tem comprovação cientifica de que o álcool gera dependência, que determinadas pessoas jamais poderão terão ter contato com o álcool, porque ela tem predisposição para o alcoolismo”, informou.
Para o médico, Pedro Teodoro Rodrigues Rezende, é preciso investir no Cerea. “Como médico vemos a importância do trabalho de vocês no resgate dessas pessoas com essa terapia. Vocês resgatam vidas para a sociedade, por isso adotam as palavras de São Francisco de Assis’’, disse colocando-se à disposição como médico e como político. “Procurem a secretaria de Saúde, para recuperar mais e mais pessoas”.
Já o vicentino, Mário Florentino Santana, padrinho do Cerea, disse que a entidade é uma se-mente plantada há 35 anos que floresceu e deu frutos, como uma semente plantada pelo agricultor que gerou e tornou-se uma árvore frondosa, dando frutos e abrigando as pessoas. Segundo Mário, as sementinhas do Cerea fizeram também germinar outras sementes, Conquista e Araxá.