Depois de acabar com o excelente projeto do vereador Luiz Sinhoreli, 'Câmara Mirim', que deixou de funcionar há mais de um ano, a Câmara de Sacramento aprovou, por unanimidade, na última sessão de segunda-feira, 28, o projeto de resolução que cria a premiação “Aluno Nota Dez”, de autoria dos vereadores, Alex Bovi e Bruno Scalon Cordeiro, premiando apenas os alunos com notas mais altas.
De acordo com o projeto, todas as escolas do município podem participar, bastando selecionar os dois alunos que obtiverem as maiores notas. “Serão selecionados dois alunos de cada escola que obtiverem no boletim (ou caderneta escolar) o maior número de pontuação máxima”, diz o artigo 2º da resolução. Em caso de empate, os alunos serão sorteados de acordo com critérios estabelecidos pela instituição de ensino.
A homenagem acontecerá em sessão solene realizada em dezembro pela Câmara de vereadores em local previamente divulgado.
A resolução foi criticada por especialistas da Educação por reconhecer o Aluno Nota 10 apenas aquele que tem as melhores notas. “A nota hoje serve apenas para hierarquizar os alunos na escola, mais nada. Há muito tempo, os valores qualitativos devem prevalecer sobre os quantitativos”, argumentam.