Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Alunos fazem prova na Olimpíada de Matemática

Edição n° 1223 - 17 Setembro 2010

Cerca de 119 estudantes sacramentanos, classificados para a segunda fase, fizeram no dia 11, na EE Cel. José Afonso de Almeida,as provas da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, sob  coordenação do  jovem universitário, Rodrigo Kassabian Paiva. Os alunos foram agrupados em turmas de três níveis de escolaridade: 1 (6º e 7º anos); 2 (8º e 9º anos) do Ensino Fundamental e nível 3 para alunos do Ensino Médio.  

“- Fui convocado para auxiliar no processo e a minha responsabilidade consiste em receber as provas em Uberaba, trazer para a Escola e passá-las às mãos dos três aplicadores e, após a aplicação, faço todo o procedimento exigido e levo as provas para Uberaba, de onde serão encaminhadas para os superiores, para a correção”, explicou Paiva. 

Em todo o país, mais de 860 mil estudantes de educação básica em todo o país participaram da segunda fase da Olimpíada. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 8.474 centros de aplicação de testes foram distribuídos em 5.397 municípios brasileiros. Para a primeira etapa da competição, foram feitas 19,6 milhões de inscrições de alunos de 44,7 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal.   

As provas da segunda fase tiveram a duração de três horas e envolveu 18 questões dissertativas. Ao  entregar a prova no final, o estudante foi obrigado a entregar os cálculos feitos na resolução das questões. 

De acordo com o MEC, Olimpíada Brasileira de Matemática funciona como um projeto de estímulo ao estudo da disciplina. Além de oferecer estágios aos professores premiados, o MEC proporciona a participação de alunos com melhor desempenho no Programa de Iniciação Científica Júnior, com bolsa de estudos integral oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O resultado final será divulgado no dia 26 de novembro.