A Associação Fraterna Corina Novelino, através da Escolinha Tia Nina, desenvolve projetos de cunho cultural e educacional, em horários alternativos, para 70 crianças, com atividades de aprendizagem de reforço escolar, oficinas de artes plásticas, aulas de pintura, música, dança, teatro, informática além de estimular a permanência na escola.
A Escolinha desenvolve também dois projetos: os Tribais, grupo de percussão, que nasceu das aulas de música com o Prof. Filó Fraga, e que tem propiciado lindas apresentações internas e externas; e o Projeto Escritores Mirins, que teve a sua culminância no último dia 12, no Clube XXIII de Maio, com a presença de um grande público.
Dentre as autoridades presentes, prestigiando o evento cultural, o vice-prefeito Pedro Teodoro Rodrigues, representando o governo municipal; o vereador, presidente da Câmara, Carlos Alberto Cerchi; o ex-vereador, Aristócles Borges da Matta, colaborador da casa; Profa. Celma Souza, ativa colaboradora das ações da Escolinha Tia Nina, dentre outros e também de funcionários, pais e amigos dos pequenos escritores, que foram muito aplaudidos.
De acordo com a diretora Alvanir Rodrigues, o sucesso do projeto se deve a um trabalho conjunto dos educadores. “Projetos como esse, acontecem com o empenho de todos que vestem a camisa da Instituição”, diz, ressaltando a pessoa de Alzídio Afonso Tavares, “uma figura incansável na Escolinha”.
Afirma a diretora que Alzídio é um grande colaborador da entidade. “Mesmo com suas limitações, devido a problemas de saúde, Seu Alzídio não mede esforços na sua dedicação, ora trabalhando na manutenção, ora na conservação da tão sonhada Escolinha de sua filha Conceição, que faleceu em 15/11/2006, deixando a semente plantada para que os interessados pudessem assim cultivar seus sonhos, seus projetos e suas ações. Portanto – conclui Alvanir - a 11ª edição dos Escritores Mirins da Escolinha Tia Nina é uma prova da continuidade do belíssimo trabalho deixado por Conceição”.
Os pequenos escritores também abrilhantaram a noite de lançamentos dos livrinhos, com a apresentação de vários números artísticos como dança, dublagens, e outros, apresentados no Clube XIII de Maio. “Nossos agradecimentos ao clube, nas pessoas dos diretores, Anderson de Oliveira, Ari e Luiz Alberto, que cederam o espaço e patrocinaram o som para o evento, que teve como mestre de cerimônia, Luiz Alberto . Ainda agradecemos as madrinhas Raimunda, Cristiane, Suellen e o padrinho Romildo Leal, que patrocinaram os pequenos escritores com presentes em forma de incentivo.
Para a organização da festa e à frente das atividades da Escolinha, estão, além do presidente Alzídio Afonso Tavares e da diretora Alvanir Rodrigues Pereira, muitas outras pessoas: Iris Cruz (vice-presidente), Xênia Maria Borges Cruvinel Pierotti(supervisora), Lucimeire e Eliana (professoras), Daniele (professora de informática , música e Tribais), Vanessa Cristina Garcia (secretária e responsável pela confecção dos livrinhos), Maria Luiza (artesanato), Maria Zilda e Helena (auxiliares de serviços), Lúcio Carlos Mendes (psicólogo), Raquel Erica Faria Pereira (diretora de vangelização) e os voluntários Maria Auxiliadora Coelho, Licia Cruvinel Pícolo, Iralvo Rosa, Daniel (patrocínio das fotos), Letícia, Lisleida, Tânia Isabel.