Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Universitários de Araxá criam associação

Edição nº 1170 - 11 Setembro 2009

Os universitários que estudam em Araxá, reunidos em assembléia dia 29 de agosto, criaram a Associação dos Estudantes Independentes de Araxá – A.E.I.A. somando mais um grupo de dissidentes da AES, a Associação dos Estudantes de Sacramento, que no início do ano perdeu também todos os universitários que estudam em Franca. Motivo! O mesmo: segundo um dos idealizadores da nova associação, Agenor Inácio Filho: estavam se sentindo prejudicados.

“ - Hoje eu não estudo mais em Araxá, estou em Uberaba, mas tenho duas filhas que viajam diariamente para Araxá. A decisão de criar a AEIA veio pelo fato de estarmos nos sentindo  prejudicados, sobretudo nos últimos três anos, com relação à disponibilidade de veículos, inclusive, chegando ao ponto de parar o ônibus no meio do caminho, fazer baldeação, porque não tinha lotado o ônibus. Ora, a associação tem a obrigação de garantir o transporte, houve vezes de chegarmos atrasados por conta de ônibus”, justificou.

Segundo Agenorzinho, no ano passado chegou a pagar o correspondente a todos os dias letivos do mês, quando viajava apenas dois dias na semana. “Propus pagar pelos dias viajados, não houve negociação com o presidente, então paguei o valor integral, até que transferi para um curso  a distância. Mas lá continuam minhas filhas e tantos outros estudantes”, explicou. 

O impasse com a AES agravou-se a partir do segundo semestre,quando a AES estipulou que os estudantes de Araxá viajassem num microônibus, 35 estudantes disputando 28 lugares, contrariando o que dispõe o estatuto, que obriga a AES a manter de forma regular o transporte. E como também não houve acordo, por vontade da maioria dos universitários, constituímos a diretoria, legalizamos tudo e criamos a Associação. É direito dos estudantes, não há como ficar preso a uma raiz, que não lhes dá suporte”, contou mais.  

A diretoria da Associação dos Estudantes Independentes de Araxá – AEIA, que terá um mandato de dois anos, a partir da data da fundação, ficou assim constituída: Presidente: Célio Onésimo de Barcelos,  vice presidente Grazielle Alves, 1ª tesoureira Cleufa Alves Mateus, 2ª tesoureira Karla Fernanda Pereira, 1º Secretario  Mário Antonio Martins e 2º Secretário André Luiz. Os demais universitários compõem o Conselho Fiscal.  

A partir de 1º de setembro, os estudantes de Araxá passaram a viajar com e empresa TransBonetti, cujo proprietário Walter José Bonetti,  compareceu à assembléia, oportunidade em que  se colocou a disposição para atender às necessidades do grupo, segundo Agenorzinho, “com um transporte de qualidade e seguro, porém um pouco mais caro do que pagavam, o que é natural, pois agora viajam em um ônibus grande”. 

 “Com o repasse da prefeitura, cada aluno deverá pagar entre R$ 160 a R$ 170,00, mas pelo menos não haverá problema. “O aluno sabe que vai viajar, vamos estar independentes, não precisamos receber ordem de ninguém. Quem precisa tem que correr atrás e desde que o grupo esteja unido, o problema de um será problema de todos e todos se ajudam, é assim que as coisas funcionam”, finalizou.