Cerca de 4,5 milhões de estudantes, concluintes do Ensino Médio, treineiros e egressos terão um final de semana diferente, envolvidos com nada menos que 180 questões de provas e uma redação: a prova do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece neste sábado e domingo em todo o Brasil.
A prova do Enem deste ano vem com modificações, além do aumento no número de questões, a avaliação será realizada em dois e será o passaporte para o ingresso em muitas universidades, inclusive federais.
No sábado a prova terá 90 questões que derão ser respondidas em quatro horas e meia, das 13 às 178h30; no domingo tem uma hora a mais de prova, das 13h00 às 18h30, porque, além das 90 questões de linguagens e matemática, há também a redação.
Especialistas em educação aconselham "não é mais hora de ficar estudando, o aluno precisa relaxar a cabeça para poder estar preparado para o exame. Ao todo serão 10h30 de prova, e ela exige do estudante muita atenção e leitura, pois cada questão tem um texto.”
Os candidatos deverão estar no local das provas com um a hora de antecedência. O portões serão fechados às 12h55, horário de Brasília.