Cerca de 90 estudantes do ensino médio das escolas estaduais, municipais e privada de Sacramento e Conquista submeteram-se às provas da 1ª e segunda etapas do PIAS – Programa de Ingresso Alternativo Seriado, que oportuniza o estudante fazer três avaliações, ao final do 1º, 2º e 3° anos do Colegial para o ingresso na Universidade de Uberaba - Uniube. Implantada há cerca de oito anos, a avaliação do Pias há quatro anos, passou a ser em cidades pólos da região, e a EE Cel. José Afonso de Almeida é a escola pólo para Sacramento e Conquista.
Para a coordenadora do processo de seleção na cidade, Keity de Paula, o Pias é menos estressante que o vestibular convencional. “O aluno é avaliado no final de cada série, e isso propicia à universidade delimitar melhor o que será avaliado, enfocando o que está sendo trabalhado na série que ele está cursando. Com o resultado, o aluno pode analisar o seu desempenho, comparar com o dos demais candidatos e tem a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos, aprofundar estudos onde há defasagem e também para a escola, que, após avaliar o desempenho dos alunos, pode reavaliar o projeto pedagógico”, afirma, informando que o número de alunos no Pias tem diminuído em todas as cidades.
A Uniube oferece, atualmente, cerca de 30 cursos nas modalidades Educação à Distância – EAD, como por exemplo as licenciaturas, exceto Pedagogia, mas há também cursos presenciais de graduação, extensão, pós-graduação e tecnológicos. O ingresso, além do vestibular convencional e do Pias, pode ser feito através do Proem – Programa de Bolsa para Alunos do Ensino Médio de Escola Pública, que dá descontos de até 50%; ProUni (com base no resultado do Enem); PES – Processo de Seleção Especial e portadores de diplomas.