Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Duas sacramentanas na seleção de vôlei

As sacramentanas, Glauciely Martins da Silva, 14 (categoria Infanto) e Camila Brait, 17 (categoria Juvenil), participam da seletiva das atletas, no CBV de Saquarema (RJ), que vai escolher as 12 melhores atletas do país, para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Vôlei, que será realizado na Venezuela, em setembro próximo. Ambas foram iniciadas no vôlei com a ex-técnica, campeã mineira, Profa. Maria Bethânia Silva Melo, hoje técnica do Praia Clube de Uberlândia, onde também jogam as duas atletas.

Aproveitando uma folga, Glauciely veio visitar os parentes, mas já retornou para Saquarema para enfrentar o final da seletiva. Por enquanto, ela e Camila, estão entre as 17, das 12 selecionáveis. Na sua categoria, Camila já faz parte da Seleção Mineira, junto com outra sacramentana, a ponteira Sarah, e Ingrid, também ponta, que jogam no Praia. As três disputam, por Minas, o Campeonato Nacional de Vôlei, esta semana, emBrusque (SC).

Elegante, no seu 1,85 m de altura, vestindo o uniforme da Seleção Brasileira de Vôlei, Glauciely bateu um papinho rápido com o ET, na casa da vovó, Terezinha Silva. "Eu nem acreditei quando fiquei entre as 17 melhores entre as quase 90 meninas que participavam da seletiva", disse Glau, lembrando quando começou a jogar. "Tudo começou aqui com Bethânia até 2004. No ano seguinte, tive uma proposta para ir para o Sesi, em Uberlândia, mas preferi acompanhar Bethânia, que treinaria o Catiguá, de Patrocínio. Valeu, pois fomos campeões regional e estadual. Esse ano fui para o Praia com a Bethânia, já no próximo ano, eu ainda não sei...", disse, com simpatia.

Feliz com os novos contatos, Glau fala de sua rotina no Centro Brasileiro de Voleibol. "A gente tem contato com o pessoal de todas as categorias. Saquarema tem o melhor centro de treinamento do país, todos treinam lá, é gente nova que a gente conhece... Na seletiva, fiquei entre as dezessete, vou me preparar para ficar entre as doze para o Mundial em 2007 e, quem sabe para o Pan em 2012", disse com otimismo, salientando do que precisa: "Preciso de determinação, muito treino e um bom técnico, pois técnica eu já tenho...".

Sobre os treinos, a ponteira disse que treina às segundas, terças e quintas-feiras, pela manhã e, à tarde, na areia e na quadra. "É puxado, às 7:00 da manhã a gente já está treinando, são dois horários de treinos, sem contar o acompanhamento psicológico, nutricional, médico, mas ainda dá pra colocar os trabalhos escolares em dia. O CBV oferece todo essa estrutura, inclusive monitores, computadores, salas de estudo", conta Glau, estudante da sétima série do Colégio Federal, em Uberlândia. "A cada quinze dias a gente vai de avião para Uberlândia, pra se apresentar na escola e colocar os trabalhos em dia", disse.

Sobre Camila, o pai, Sargento Celso Brait nos dá a notícia de que a filha integra a Seleção Mineira de Juvenis. "Camila estará entre os dias 7 a 11, participando do Campeonato Juvenil em Brusque (SC) e só virá a Sacramento após essa temporada".