Os pioneiros do progresso de Sacramento Eurípedes Barsanulfo
Quando aqui cheguei, em 1904, Barsanulfo era católico praticante. Era presidente da Irmandade de São Vicente de Paulo. Mantinha com o Pe. Maia e Teófilo Vieira, um Colégio Católico. Seus parentes iniciavam, em Santa Maria, a prática do Espiritismo. Barsanulfo abandonou o catolicismo e entregou-se ao Espiritismo, de que se fez chefe em Sacramento.
Em boa psicologia, Barsanulfo tem um lugar de destaque no meio sacramentano, porque incontestavelmente foi notável sua ação no ambiente social de Sacramento. O seu desassombro na defesa de seus ideais, sua grande capacidade de trabalho e abnegação, tudo o fez credor de uma alta consideração pública.
Fundou nesta cidade, o Colégio Espírita Allan Kardec, que hoje é dirigido pela distinta professora Corina Novelino.
Entre seus alunos e prosélicos, alguns se destacaram e dentre estes, focalizo aqui o ilustre, bondoso e humanitário médico, Dr. Tomaz Novelino, residente em Franca.
O Dr. Tomaz Novelino iniciou seus primeiros estudos de humanidade no Colégio Allan-Kardec desta cidade. E hoje é um dos chefes do Espiritismo de Franca, onde goza de muita e merecida estima e alta consideração. (DEC/GES)
Publicado na edição de 02.02.1969