Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Deu no ET há 50 anos...

Edição nº 1647 - 01 de Novembro de 2018

Os pioneiros do progresso de Sacramento Eurípedes Barsanulfo

 

Quando aqui cheguei, em 1904, Barsanulfo era católico praticante. Era presidente da Irmandade de São Vicente de Paulo. Mantinha com o Pe. Maia e Teófilo Vieira, um Colégio Católico. Seus parentes iniciavam, em Santa Maria, a prática do Espiritismo. Barsanulfo abandonou o catolicismo e entregou-se  ao Espiritismo, de que se fez chefe em Sacramento. 

Em boa psicologia, Barsanulfo tem um lugar de destaque no meio sacramentano, porque incontestavelmente foi notável sua ação no ambiente social de Sacramento. O seu desassombro na defesa de seus ideais, sua grande capacidade de trabalho e abnegação, tudo o fez credor de uma alta consideração pública. 

Fundou nesta cidade, o Colégio Espírita Allan Kardec, que hoje é dirigido pela distinta professora Corina Novelino. 

Entre seus alunos e prosélicos, alguns se destacaram e dentre estes, focalizo aqui o ilustre, bondoso e humanitário médico, Dr. Tomaz Novelino, residente em Franca. 

O Dr. Tomaz Novelino iniciou seus primeiros estudos de humanidade no Colégio Allan-Kardec desta cidade. E hoje é um dos chefes do Espiritismo de Franca, onde goza de muita e merecida estima e alta consideração.  (DEC/GES)

Publicado na edição de 02.02.1969