O delegado da Polícia Civil, José Carlos de Carvalho, 51, radicado em Sacramento há 15 anos morreu ás 8h00, do domingo, 17, no Hospital São Marcos, em Uberaba, onde se encontrava internado há 26 dias. O corpo foi trasladado para Sacramento, onde chegou por volta das 15h30 e foi velado por cerca de uma hora na Loja Maçônica General Sodré, pelos maçons da cidade, autoridades e um grande número de amigos. Os companheiros do Rotary Clube cobriram o seu féretro, durante as homenagens, com a bandeira do clube. O poder judiciário do estado foi representado pelo delegado regional da Polícia Civil, Rogicélio Gomes de Castro. Após as homenagens póstumas, o corpo foi levado para preparação na cidade de Frutal e de lá para Votuporanga (SP), cidade natal do delegado, onde foi sepultado na segunda-feira, às 9h00.
Homenagem maçônica
A cerimônia de despedida na Loja Maçnica General Sodré iniciou côom a ritualística maçônica, recebendo o último chamado dos irmãos. O médico Luciano Siviere Varanda encerrou o rito, enaltecendo a figura do delegado José Carlos e seus relevantes trabalhos da comunidade. “José Carlos cumpriu a sua destinação terrena, o seu trabalho, a construção de sua família, enfim, cresceu e daqui sai melhor do que entrou. Foi recebido entre nós, maçons, pelas suas virtudes, não pelos seus defeitos. E essas virtudes ao mesclarem com as nossas nos fez crescer e ele trabalhou incessantemente nesta casa. Deixa a lembrança de um homem trabalhador, um homem público, aquele que enfrentou as dificuldades oriundas da sua profissão, do homem maçom, que buscou incessantemente aprimorar-se”, afirmou.
Poderes constituídos
Bruno Scalon Cordeiro fez a saudação em nome de Ferrúcio Bontatti Melo, presidente do Rotary Clube, do prefeito Joaquim rosa Pinheiro e da Câmara Municipal e ressaltou a participação rotária de José Carlos e sua importância como homem público para a cidade. “Sacramento perde hoje um filho querido, embora não nascido aqui, mas que muito contribuiu para que a cidade tivesse o respeito ás leis, á moralidade, á ordem. Lembrar José Carlos é lembrar do companheiro fiel. Hoje ele parte, mas fica a marca do seu trabalho quer no Rotary como presidente que foi ou como membro, quer na maçonaria. Como delegado, na sua árdua e espinhosa missão”, disse.
Cumpridor de seu dever
O delegado regional, Rogicélio Gomes de Castro, na sua mensagem disse que José Carlos conseguiu uma grande façanha. “Para um delegado é uma grande e rara façanha, permanecer numa cidade por mais de dez anos. E ele ficou 15, tornou-se sacramentano e todas as suas ações sempre foram direcionadas para prestar o melhor serviço possível para esta cidade. Na nossa Regional, quase nunca tínhamos problemas com esta delegacia ou recebido telefonemas para vir resolver algum problema causado pelo delegado José Carlos. Pelo contrário, ele sempre colocou o serviço em primeiro plano. Às vezes, até falhando com a família, para que pudesse executar o seu trabalho. Ele era companheiro de trabalho, amigo, irmão. Defeitos, teve muitos, mas com certeza teve muito mais virtudes”, disse.
“Neste triste momento de despedida - prosseguiu o delegado regional - temos que parabenizar Sacramento por ter tido um delegado como José Carlos, ao Rotary e à Loja General Sodré por tê-lo tido como companheiro e, ao mesmo tempo, dividir com todos essa tristeza da partida de uma pessoa tão íntegra e querida para a Policia Civil”.
Quem era o delegado José Carlos
José Carlos de Carvalho, 51, natural de Votuporanga (SP), deixou o Banco Bradesco após aprovação em concurso para o cargo de escrivão da Polícia Civil, no estado de São Paulo. Após concluir o curso de Direito, prestou concurso para Delegado de Polícia em Minas Gerais, tornando-se titular na cidade de Iturama, onde permaneceu por oito anos, até ser transferido para Sacramento, em 1993. Nos quase 13 anos em Sacramento, José Carlos foi sempre uma pessoa engajada na sociedade sacramentana e presente em diversos segmentos e instituições, como membro da Loja Maçônica General Sodré, Rotary Clube, além de uma extensa ficha de serviços a Polícia Civil de Minas Gerais.
Afastado do trabalho há dez meses por motivos de saúde, ausentou-se da cidade por alguns meses, para tratamento na cidade natal. Retornou à cidade em meados do mês de agosto, disposto a reiniciar o trabalho na Delegacia, mas uma recaída o levou ao CTI do Hospital São Marcos, onde morreu, após 26 dias de internamento.
Pessoa alegre, comunicativa e cumpridora dos deveres, fez muitos amigos na cidade, sobretudo nos grupos sociais, mas antes de tudo foi um homem público. E, por tudo isso, recebeu as homenagens dos irmãos maçônicos das lojas General Sodré e Acácia do Borá, do Rotary Clube, dos poderes constituídos e amigos. Através de Decreto, a Loja General Sodré decretou sete dias de luto maçônico e a juíza da 1ª Vara, Cíntia Nunes da Fonseca Junqueira, decretou três dias de luto oficial no Judiciário.
José Carlos de Carvalho deixa a esposa Anna Edina Nogueira de Carvalho e os filhos, José Carlos e Anna Maria. A família permanece em Sacramento. “Vamos permanecer na cidade, os meninos formam logo e vamos nos estabelecer definitivamente aqui. Aliás, essa era a vontade do Zé Carlos, de ficarmos aqui, mesmo depois que ele se aposentasse. Ele tinha planos de abrir escritório e advogar, já está decidido, vamos ficar morando em Sacramento”, confirmou.
Sacramento deverá aguardar nomeação de novo delegado
Com a morte do delegado José Carlos de Carvalho, a cidade espera a nomeação de um novo titular. Desde a sua licença, a delegacia vem sendo ocupada interinamente pela delegada rural de Araxá, Eliene Dulce Favaretto. Nesse período, Sacramento sofreu com a falta de um titular na cidade, pois a substituta atende apenas uma vez por semana, além dos flagrante.
Sobre essa nomeação, o delegado regional, Rogicélio afirmou que pela importância e localização estratégica da cidade, a vaga deve ser preenchida rapidamente. “A partir desta segunda-feira, já vamos contatar a Superintendência Geral de Polícia Civil para que possamos tomar as providências necessárias para preencher a vaga. Pelo tamanho da cidade de Sacramento, sua importância e localização, acredito que logo o cargo estará ocupado”, afirmou.