O Circuito dos Lagos e a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) realizaram em Uberaba, dia 26 último, um treinamento dos gestores municipais e empresários das áreas de Gastronomia e Hospedagem, com o tema, “Como desenvolver o turismo em minha cidade”, com a palestrante Tatiana Iuri Yamassaki da Silva, Professora, chefe de Departamento do Curso de Turismo, do Centro Universitário de Franca (Uni-Facef).
De acordo com Lúcia França, do Departamento de Projetos e Captação da Amvale, o curso visa subsidiar os municípios a consolidar o aproveitamento do potencial turístico da região nas suas várias modalidades, buscando no turismo uma alternativa de crescimento, emprego e desenvolvimento econômico e social.
Também o presidente do Circuito dos Lagos, Manoel Pedro Leal destaca que, “essa é uma ação regional que visa ainda à consolidação, promoção e divulgação da identidade turística do Vale do Rio Grande, que compreende os 13 municípios associados à Amvale. É importante ser implementado um Projeto Regional de Desenvolvimento do Turismo, numa área que tem uma potencialidade única para desenvolver o setor de forma sustentável”.
Além da capacitação dos gestores, o encontro levou orientações sobre como participar do “Roteiro Turístico Uai-Paulista”, uma iniciativa que envolve municípios de Minas Gerais e São Paulo. “O projeto tem como finalidade fomentar, promover e consolidar o turismo regional sustentável do nordeste do estado de São Paulo e Triângulo Mineiro, promovendo os potenciais de toda a região e estabelecendo ou fortalecendo parcerias para a geração de negócios e a preservação das vocações locais de cada município”, ressalta Manuel Pedro.
Entre os dias 18 e 21 de junho, as artesãos Leila Tiago e Rita Vieira Scalon representaram a Associação de Sacramento de Artesãos e Artistas no Uai- Paulista em Ribeirão Preto ASAA, colocando a mostra para comercialização produtos artesanais fabricados por artesãos sacramentanos.