Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Wênia e o Grupo Arte e Movimento brilham no 15º Festival de Dança de Catanduva

Edição nº 1371 - 19 Julho 2013

A bailarina sacramentana, Wênia Nara Pacheco, há cinco anos  integrante do grupo Arte e  Movimento, de Uberaba, participou, de 10 a 14 de julho, do 15º Festival de Dança de Catanduva (SP), onde brilhou nas diversas danças  coreografadas por  Cleber Fernandes e Regina  Dragone. 

Com a participação de Wênia, o grupo conquistou dois primeiros lugares, nas modalidades   Jazz e    Estilo Livre, e na modalidade  Clássico Livre. O grupo foi também contemplado com um 2º lugar no balé  Contemporâneo  e um 3º lugar no Neo Clássico Duo. Na premiação em dinheiro, o grupo venceu  na modalidade  Melhor Grupo de Jazz, Melhor Grupo de Estilo Livre, Melhor Grupo Clássico Livre e melhor coreógrafo. E, para coroar a  performance e a premiação, o grupo  Arte Movimento foi eleito o melhor grupo do Festival, entre os 20 grupos que se apresentaram.

Feliz com mais esta experiência vitoriosa como bailarina, Wênia elogiou o festival. “O nível do balé clássico e contemporâneo foram muito alto, motivo de valorizarmos mais os títulos, além da premiação em dinheiro, porque é difícil acontecer este tipo de premiação e foi muito bom, porque normalmente nós só temos gastos  com inscrições, viagens e agora este com premiação em dinheiro. Para o grupo foi um incentivo grande e, para mim, que já estou parando com os festivais  fiquei muito feliz. Foi muito válida a experiência”, destaca.

Falando sobre a ausência do Grupo Arte Movimento no Festival de Dança de Joinville, o maior do país, Wênia, disse que, infelizmente, o grupo não foi classificado. “A competição lá é altíssima, Joinville é outro mundo da dança, muito profissional, a cidade respira dança. Participamos no ano passado com duas coreografias, uma de jazz e outra,  estilo livre e dançamos em vários lugares, inclusive praças, além de apresentar no teatro.  Mas a participação é muito burocrática, este ano não conseguimos a vaga”, lamenta.

Wênia, que também respira dança, fala de sua paixão na cidade. “Tenho o meu trabalho na Escola Eurípedes Barsanulfo como professora de dança-educação. Lícia e eu temos o Stúdio Allegro, que funciona na Escola Eurípedes Barsanulfo, uma sala muito boa, espaçosa, onde ministramos aulas de balé adulto e infantil, jazz adulto. Em Uberaba trabalho como  personal trainer e ainda faço aulas de dança, por isso fui deixando os festivais,  mas a paixão pela dança sempre fala mais alto”, reconhece.