O poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, que completaria 100 anos em 2012, é tema de uma exposição itinerante patrocinada pela Fundação Banco do Brasil, que percorre o país, mostrando, através de paineis a vida do poeta, cronista, contista e tradutor brasileiro que nasceu em Itabira do Mato Dentro, no dia 31 de outubro de 1902.
Em parceria com a Prefeitura Municipal e Câmara Municipal, a exposição chegou a Sacramento esta semana. Inaugurada nessa quarta-feira, 20, no Paço Municipal, a exposição está aberta ao público e sendo visitada, principalmente, por estudantes.
De acordo com Alba Lucínia Araújo de Castro, curadora da exposição, a Fundação Banco do Brasil procurou a Secretaria de Cultura e Turismo para abrir o espaço na cidade. “É um momento de cultura com essa exposição itinerante. Queremos com esse governo levar cultura à cidade, aos jovens e à população como um todo”, justificou.
A secretária de Cultura Eliana Aparecida Ribeiro Pereira, presente na abertura da mostra, disse que esse tipo de trabalho é uma de suas prioridades. “Esse tipo de mostra é uma das prioridades da nossa secretaria, movimentar a cidade, que é carente de eventos”, ressaltou, afirmando que foi um privilégio o Banco do Brasil oferecer essa exposição para a cidade. “Foi uma oportunidade única para as pessoas conhecerem um pouco mais do nosso poeta mineiro, Carlos Drummond de Andrade. Todas as escolas foram convidadas a trazerem seus alunos, enfim todos poderão ver um pouco da história de Drummond”, disse.
Prestigiando a abertura, um grupo de alunos da EE Afonso Pena Júnior pôde conhecer curiosidades sobre Drummond, onde nasceu e cresceu, suas primeiras publicações, participação na vida pública mineira e empenho nos debates políticos acerca da defesa de sua profissão.