A Associação Sacra-mentana de Artesãos e Artistas (ASAA) teve o seu projeto “Modelando História Fazendo Arte”, selecionado pelo Programa Caixa de Apoio ao Artesanato Brasileiro, que tem como objetivo o desenvolvimento de comunidades artesãs e a valorização do artesanato tradicional brasileiro.
A ASAA foi a única entidade mineira que teve o projeto selecionado e figura no programa junto com outros 18 projetos dos estados do Pará (2), Mato Grosso (3), Paraná (1), Roraima (1), Pernambuco (2), Ceará (2), Amazonas (1), Alagoas (1), Santa Catarina (2), Goiás (1), Amapá (1) e Bahia (1).
Os critérios de avaliação do projeto foram estes: caráter tradicional do artesanato; preocupação com a manutenção da tradição e o repasse do saber popular; capacidade produtiva das unidades e criatividade das soluções propostas para sua melhoria; sustentabilidade do projeto; características sócio-econômicas das unidades produtivas, priorizando as compostas por grupos vulneráveis ou historicamente excluídos, tais como comunidades indígenas, comunidades quilombolas; dentre outros.
De acordo com a presidente, Leila Maria Tiago, que está bastante empolgada, a inscrição foi feita em junho de 2012. “Ficamos na expectativa, porque sabemos que são muitos projetos inscritos. Em dezembro, saiu o resultado e lá estava o nosso contemplado. Foi uma alegria muito grande. A seleção do projeto de Sacramento mostra que a associação está no caminho certo”, comemorou.
O valor máximo do repasse da Caixa para os projetos é de R$ 50 mil. Para desenvolver o projeto, a ASAA receberá R$ 30 mil em matéria prima e, a contrapartida são 100 peças artesanais confeccionadas com o material, que serão entregues à Caixa Econômica Federal, que dará a sua destinação, depois de uma exposição.