Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

‘Padre’ Gil e Larissa lançam livros na cidade

Edição nº 1354 - 20 Março 2013

‘Gil Barreto Ribeiro e a filha Larissa Pereira Ribeiro, estiveram em Sacramento no último final de semana para o lançamento de seus livros, “Igreja, patrimônio social” e  “Manipulação de alimentos”, respectivamente. A noite de autógrafos e lançamento, organizados pelo amigo dos escritores, Amir Salomão Jacob,  teve lugar na Livraria Brás Cubas, dos empresários, Marcel Ferro e Mônica Santos e contou com a presença de amantes da boa leitura e de velhos amigos de padre Gil, que já teve a oportunidade  de lançar outros trabalhos na cidade. 

A noite foi abrilhantada pela tecladista Stela e, logo após o lançamento todos foram brindados com um coquetel patrocinado pelos amigos, Marcel e Marise Scalon Cerchi.

 

Gil Barreto: “Igreja como  patrimônio social  é a igreja voltada para a vida do povo de Deus”

 

O escritor Gil Barreto Ribeiro, ao agradecer a apresentação de Amur, também discorreu um pouco sobre a obra, mostrando sua intenção ao escrever o livro, 'Igreja, patrimônio social'. “Essa igreja não é simplesmente a igreja orante, de simplesmente prestar o culto a Deus através da oração, dos Sacramentos, que são aspectos muito importantes. Mas é uma igreja também voltada à vida do povo, que caminha com o povo, uma igreja que não esqueceu da injustiça social e de toda problemática vivenciada por milhões de cristãos no mundo todo”.

Segundo 'Padre' Gil, a igreja como  patrimônio social  “é a igreja voltada para a vida do povo de Deus, a vida daqueles que buscam responder o Evangelho e forma integrada dentro da vida do povo. Jesus veio nos trazer uma doutrina, a doutrina do amor, da confraternização universal , que faz com que cada um de nós nos tornemos irmãos uns dos outros”, disse, lembrando que, desde o exercício de seu ministério, encontrou em Sacramento, essa igreja, que vivencia a fraternidade, o amor, vivencia aquilo que o verdadeiro sentido do Evangelho. 

Gil apresentou a filha Larissa que entregou à cidade o livro, 'Manipulação de Alimentos' e agradeceu. “Mais do que agradecer o acolhimento a mim, quero agradecer o que fazem a ela, minha filha. Esse é o incentivo que eu queria para ela, pelo fato de ela estar começando a sua caminhada, dando testemunho daquilo que é verdadeiro, ou seja, ajudar todos a ter uma boa alimentação”.

Marise Cerchi apresenta a obra de Larissa
O livro ‘Manipulação de Alimentos’ com dicas de higiene e conservação de alimentos foi apresentado por Marise Cerchi (foto). 
“-Manipulação de Alimentos é uma cartilha excelente, que retrata bem aspectos de higiene e conservação. É um conjunto de informações precisas e  ilustradas, que ajudam a entender o que as autoras pretenderam. As autoras passam de forma clara e objetiva, aspectos essências sobre a segurança alimentar, que requer boas prática de manipulação”, destacou, ressaltando a importância de ter o livro como referência nos lares, padarias, lanchonetes, restaurantes. 
“- Creio que o trabalho de Larissa e companheiras na montagem da cartilha constitui um importante início de suas carreiras na área de alimentação e ainda um orientador seguro para os que trabalham na indústria alimentícia”, frisou.
Larissa, “momento especial para mim estar ao lado de meu pai”
Agradecendo, a jovem escritora, Larissa Barreto falou de seu orgulho de estar ao lado do pai, Gil Barreto Ribeiro entregando o seu primeiro trabalho, escrito com a participação também das engenheiras, Elisângela Pereira dos Santos e  Tainara Lopes de Oliveira.
 “- Isso para mim é muito importante, porque nunca pensei que estaria ao lado dele para uma data tão especial como essa', disse, revelando como surgiu a ideia do livro. 
“- O livro surgiu  a partir do nosso trabalho de consultoria na área de alimentos, porque fomos percebendo a grande lacuna que existe entre a prática e o que é cobrado pela Vigilância Sanitária, por isso buscamos fazer o livro com uma linguagem fácil e acessível a todos, para o próprio manipulador de alimentos poder trabalhar com segurança. Enfim, o livro dá dicas de como manipular com segurança”, disse.  
Larissa é graduada em Engenharia de Alimentos, pela Universidade Federal de Goiás capacitada em Boas Práticas de Fabricação e didática para treinamento e desenvolvimento de pessoal. No Sábado, fez palestra para os funcionários do Laticínio Scala.