Tão logo foram divulgados os resultados da apuração das escolas de samba, a jurada Valéria Soares manifestou nas redes sociais a possibilidade de erros na computação dos dados, visto que ela não havia dado nota total para os quesitos, Harmonia e Porta-bandeira e Mestre-sala, da escola de samba XIII de Maio e, sim, 9,0 e 9,5, respectivamente.
Foi o que bastou para gerar especulação. Requerida a cédula de votação da jurada que julgou os quesitos Harmonia, Porta-bandeira/mestre-sala e Destaque infantil, constou-se o erro, aumentando a diferença em favor da escola campeão, Unidos do Areão, que permaneceu com 299,75 e a Treze de Maio, vice-campeã, cai para 297,85, uma diferença de 1,9 pontos.
Em nota oficial aos meios de comunicação, a Comissão Organizadora do Carnaval de Sacramento esclareceu o ocorrido e admitiu erro na hora de passar as notas da cédula da jurada, para o computador. Veja o resumo da nota:
“Vimos por meio deste, esclarecer que, durante a apuração do resultado do Carnaval 2012, houve um erro na digitação das notas da jurada Valéria Soares, que deu nota 9 (nove) no quesito, Harmonia; e 9,5 (nove e meio) no quesito, Porta-bandeira e mestre-sala, ambas para a Escola de Samba XIII de Maio. No entanto, o digitador anotou as notas repetidas da jurada Joanita Maria de Melo, ou seja, 10 (dez), nesses dois quesitos. No fechamento final do carnaval, a Comissão Organizadora constatou tal erro e convocou a jurada Valéria Soares, que confirmou as notas. Por esse motivo, a Comissão Organizadora corrigiu as notas dos quesitos da E. S. XIII de Maio, descontando 1,5 (um e meio) pontos do total obtido pela Escola”.
Escola de Samba Antes da correção Depois
Unidos do Areão 299,75 299,75
XIII de Maio 299,35 297,85
Beija-Flor 268,70 268,70
Acadêmicos do Borá 259,00 259,00
Na mesma nota, o presidente da Comissão, Antônio Claret Scalon, Polaco, informa que a confusão ocorrida no fim do desfile das campeãs, está sendo apurada.
IFTM/ Sacramento realiza aula inaugural
Os alunos aprovados do Processo Seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM - Polo Sacramento) para os cursos de Eletrotécnica e Manutenção e Suporte em Informática, tiveram no dia 29, no auditório do Centro Administrativo, a aula inaugural e conheceram a dinâmica de funcionamento da Educação à Distância (EAD).
Presenças registradas do secretário de Educação, Prof. Carlos Henrique de Oliveira, na oportunidade representando o governo municipal, parceiro da instituição; o coordenador do EAD, Prof. Clidenor Ferreira de Araújo Filho; os tutores das aulas presenciais, professores Wilton Roberto Zago e Diego Massa, respectivamente, dos cursos de Manutenção e Suporte em Informática e de Eletrotécnica; as coordenadoras dos cursos pelo IFTM e Nehca, Cleonice do Carmo Borges e Walnida Abadia Batista Vieira.
O secretário Carlos Henrique cumprimentou e deu boa-vindas aos novos alunos, destacando a importância dos cursos e a oportunidade que eles têm de se qualificarem para o mercado de trabalho cada vez mais exigente. Reforçou também o empenho do governo em oferecer novas oportunidades aos jovens, conquistando a vinda da primeira Escola Técnica Profissionalizante, que irá melhorar ainda mais a oferta de cursos e os ensejos da população.
Coube ao coordenador, Clidenor a apresentação do que é o sistema EAD, a sua criação e o objetivo do Governo em disponibilizar maior acesso aos cursos técnicos de qualidade para todos sem distinção. Falou também sobre a rede IFs que está em todo território brasileiro, da importância na Educação e da qualificação de novos profissionais. E, sobretudo, destacou a palavra “compromisso” que será a partir deste momento, de todos que terão que trabalhar muito para alcançarem as metas estabelecidas e que cada um é responsável pela construção de seu próprio conhecimento”.
Na avaliação da coordenadora, professora Walnilda, “a aula foi um sucesso e acredito que todos saíram com uma boa expectativa do curso e prontos para iniciarem o primeiro semestre letivo”, destacou. (Jorn. Daniel Afonso/PMS – redação)