Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramentanos marcaram presença no Avistar 2012

Edição n° 1311 - 25 Maio 2012

 

Sacramento marcou presença, através de seus artistas e fotógrafos,  na VII Edição do  Avistar 2012 - Encontro Brasileiro de Observação de Ave, o maior evento em observação de aves da América Latina, que aconteceu no Parque Villa Lobos, em São Paulo entre os dias  18 a 20 de maio.

O evento, realizado ao ar livre, tem quatro eixos principais: Congresso, Feira, Avistar Infantil e Arte Naturalista, além de contar com o Concurso Avistar de Fotografia. 

De Sacramento, a artista Maria Crema não esteve fisicamente presente,  mas participou do Avistar com seus quadros, que renderam  muitos elogios pelo seu trabalho, além de  vender dez quadros e receber o convite para a próxima edição do evento. 

A artista em marchetaria, Simone Fraga, que está se graduando em Biologia este ano, também esteve no evento, visto que seu TCC trata-se de um levantamento das aves encontradas em área urbana de Sacramento. Os fotógrafos Alessandro Abdala e Lester Scalon, vencedores do 4º Concurso Avistar Itaú BBA de fotografia – Aves Brasileiras/2010, quando Alessandro conquistou o primeiro lugar no prêmio especial e Lester recebeu uma menção honrosa na categoria, “Melhor Registro”, tiveram seus trabalhos expostos no encontro. Alessandro Abdala aparece ainda como guia especializado na região da Canastra na revista Virtude, lançada nesta edição da Avistar. 

No evento, Darlan de Pádua, diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, fez uma palestra sobre os atrativos do parque, possibilidades de observação de vidas selvagem e novos projetos para um futuro próximo. Fred Crema e Tietta Privatto do Photo in Natura ministraram uma palestra sobre segurança na observação de pássaros, nicho do turismo que vem crescendo a cada dia mais. Fred Crema foi convidado para palestrar por ter certificado a Maritaca Turismo no SGS – Sistema de Gestão de Segurança, e ter experiência no assunto. Esclarece o empresário que aí reside a importância de as empresas se certificarem no SGS, minimizando os riscos para o turista e conferindo credibilidade a empresa, que acaba fortalecendo esse mercado no país.