A programação do Natal Cultural, projeto realizado pela Prefeitura de Sacramento, com coordenação da Fundação Cultural Ir. Maria Benigna, movimentou o Largo da Matriz, na nova praça Getúlio Vargas, revitalizada pelo atual governo, durante todo o mês de dezembro. Tudo começou com a chegada festiva do Papai Noel, no início do mês e se estendeu até as vésperas do Natal, com a apresentação da Banda Essência, formada por músicos sacramentanos.
Um bom público, formado principalmente por pais e crianças, movimentou o Largo com crianças tirando fotos na Casa do 'bom velhinho' ou junto à decoração iluminada, construída pela Associação Sacramentana dos Artistas e Artesãos - ASAA, ou ainda assistindo aos shows no coreto central e junto ao presépio do Menino Jesus, onde várias folias de reis se revezaram nas apresentações. Este ano o presépio recebeu a cidade em miniatura da família de João Moicano (de saudosa memória) e Mindinha, através de seus netos, Márcio e Luíza, a quem o prefeito Wesley lembrou no seu agradecimento.
Nos shows, presenças do Coralnel, coral formado pelos alunos da Escola Coronel; coral da EM Sílvia Vieira; Feira Cultural com uma programação especial; alunos do projeto de Educação Musical da Prefeitura e do Núcleo Cláudia Cruvinel; Grupo Prosa Boa e Arte, além de vários artistas locais convidados.
Para o prefeito Wesley De Santi de Melo, vários dias presente na praça, acompanhando, com o vice-prefeito Pedro Teodoro, especialmente, as apresentações das folias de reis, “a programação de Natal teve também o propósito de fortalecer os laços de fraternidade e amizade que o período natalino proporciona e, chamando atenção para a preservação do meio ambiente, através da parceria feita com a ASAA, decorando a praça com produtos recicláveis”.
O intuito do evento, de acordo com a presidente da Fundação Cultural Ir. Maria Benigna, a arquiteta Virgínia Dolabela, “é deixar o clima natalino ainda mais agradável e cultural, valorizando os talentos de Sacramento e o comércio local. O público que se fez presente na praça todos os dias prova que realmente a população aderiu à ideia e quer mais”
Avaliando o projeto, em entrevista ao ET, Virgínia afirmou que o resultado do evento foi excelente. “Foi melhor do que o esperado, com a população opinando sobre o possível acontecimento ocorrer em outras épocas não somente no Natal. Todos os dias a praça ficou lotada, não só com crianças que vieram visitar o Papai Noel e os brinquedos, mas, sobretudo um público que realmente busca atividades culturais na praça. Nosso objetivo é desenvolver várias apresentações artísticas e vamos trabalhar para que este projeto seja bem envolvente e mais atraente”, finalizou.
O que não pode acontecer, e o ET já criticou o fato na sua última edição, é a Fundação Cultural autorizar a montagem dos brinquedos para ascrianças dentro do jardim, em cima da grama, e ao lado do coreto, prejudicando o público assistir às apresentações artísticas ali realizadas.
(Fonte: Daniel Afonso/PMS;redação)