Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Guido Bilharinho fala sobre história regional no IV Festival de Inverno

Edição n° 1315 - 22 Junho 2012

O advogado, professor e escritor, membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), Guido Bilharinho, esteve no IV Festival de Inverno, do Parque Náutico de Jaguara, no dia 2 de junho, oportunidade em que deu uma aula de história regional, ao falar sobre o tema, Separatismo do Triângulo.
Bilharinho participou também do debate da ALTM no mesmo dia. “A Academia está completando 50 anos e, nesse debate pudemos falar de sua história, de suas realizações. Aliás, a ALTM é talvez a única academia regional do país, que reúne os escritores da mesorregião do Triângulo/Alto Paranaíba. Ainda não temos escritores de todos os 66 municípios, mas um dia vamos ter”, afirmou.
Questionado sobre a possibilidade da ALTM se tornar uma instituição estadual, otimista, respondeu: “Quando formos o Estado do Triângulo é só mudar o nome, previamente, ela já é uma academia estadual”, disse, entre risos e acrescentando: “A ALTM não nasceu para isso, nasceu de uma vontade local, só que nela estiveram e estão muitos simpatizantes do separatismo”, frisou.
Uma dos mais conceituados intelectuais do estado, o Prof. Bilharinho é autor de livros de poesia, contos, e o mais importante autor brasileiro sobre a história do cinema e crítica literária e cinematográfica. Tem  poemas publicados em várias antologias poéticas, do Brasil e do exterior.
Num rápido encontro, o ET falou com Bilharinho sobre sua nova obra, já no prelo. “Estou com o trabalho, 'Seis cineastas brasileiros', que é uma continuidade da série de filmes brasileiros, mas deixei separados os cineastas, que para mim, são os mais importantes. Agora, eu os reuni e estou comentando a obra completa  desde Mário Peixoto, que só tem um filme “Limite”, do cinema mudo,  de 1931;  Humberto Mauro, mineiro da Zona da Mata, com vários filmes entre 1925 e 1997; Nelson Pereira dos Santos; Glauber Rocha; Paulo Cesar Saraceni e Júlio Bressani, um gênio do cinema mundial, que está em plena forma. Em meados de setembro estarei entregando o livro para público e os amantes de cinema”, informou. 
Guido Luiz Mendonça Bilharinho nasceu na comunidade de Jubaí, município de Conquista,  em 1938. Cursou o primário e secundário no Colégio Marista de Uberaba. Curso clássico no Colégio Pedro II,  no Rio de Janeiro. Curso jurídico na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, no Rio e desde 1963 é advogado em Uberaba.