Sacramento sediou, no último dia 20, o 24º Encontro Regional de Folias de Reis, reunindo no Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha 30 companhias de Folia de Reis de Sacramento e das cidades vizinhas, Araxá, Delta, Douradoquara, Igarapava, Ponte Alta, Perdizes, Santa Juliana e Uberaba, além de um grande número de simpatizantes e devotos, que marcaram presença desde as 8h, durante a missa de abertura, celebrada pelo vigário paroquial, Pe. André Camargos.
O coordenador Antonio Claret Scalon, Polaco, lamentou a realização de encontros nas cidades de Uberlândia e Tupaciguara, o que fez com que caísse a participação de, no mínimo, 10 companhias. “Nós temos a nossa data definida já no calendário, sempre no terceiro domingo de maio, há 24 anos. Não sei o que aconteceu, pois, infelizmente, coincidiram três encontros na região no mesmo dia. Isso não pode mais acontecer, porque um encontro prejudica o outro”, lamentou.
Por outro lado, Polaco se considera mais uma vez realizado com o sucesso do encontro. “Graças a Deus, a cada ano o encontro vem se consolidando, graças ao apoio da Prefeitura, com a verba de R$ 15 mil, mais as barracas e toda a infraestrutura do parque; o apoio das folias que fazem a andança durante o ano e arrecadam doações”, explica.
Mas este ano, na abertura do encontro, logo após a missa, o prefeito Wesley De Santi de Melo presente ao encontro com o deputado Antônio Lerin, anunciou uma boa notícia à Associação das Folias de Reis de Sacramento, a doação de uma perua Kombi, viabilizada através do deputado José Maia, junto ao governo de Minas. “Esse era o nosso sonho, precisamos de uma perua Kombi para transporte dos foliões e, também na arrecadação de prendas na zona rural”, justificou.
Outra notícia mais alvíssara foi dada pessoalmente pelo deputado Lerin, a doação de R$ 100 mil para a Associação, através de emenda parlamentar junto ao orçamento do Estado. Ao dar a notícia, Lerin emocionou-se contando sua devoção aos Três Reis que nasceu de uma promessa feita por sua mãe, quando foi curado de uma doença, ainda jovem. O uso da verba, segundo Polaco, deve ser uma decisão da diretoria, mas há um consenso para que seja empregada na aquisição de um terreno para a Associação.
Polaco lembrou também, com tristeza, da perda de foliões membros da diretoria. “Eu sou o mais novo da diretoria e tenho 60 anos. Este ano perdemos três foliões e não chega gente nova. Os que chegam são filhos de foliões, netos, sobrinhos, mas são poucos. Não podemos deixar essa tradição acabar...”
De acordo com Polaco, foram servidas cerca de seis mil refeições para mais de cinco mil pessoas (a referência são os pratos descartáveis) e foram consumidos 300 kg de arroz,80kg de feijão, 100 litros de óleo,5 latas de banha,180 kg de macarrão, 25 kg de alho, 60 kg de cebola, 2 mil pães, 10 kg de café, 30 kg de açúcar, 100 kg de farinha, e 1500 kg de carne, dentre outros.
O Encontro de Folias de Reis é ponte de encontro para várias pessoas
E o ET encontrou por lá, por volta das11h, o vereador Danylo Gonçalves, prestigiando o Encontro. “É a segunda vez que venho prestigiar o encontro. Vim no não passado, gostei e voltei. E vejo que o Encontro é realmente muito importante para a cidade, traz pessoas de muitos lugares para uma confraternização muito saudável, reúne as pessoas de Sacramento que gostam de folias de Reis. E uma coisa que me surpreende e chama a atenção é a doação dos voluntários, o número de pessoas envolvidas na festa é muito grande e isso é gratificante. Estão de parabéns os organizadores”, elogiou.
Presentes também, muitos moradores do Lar São Vicente de Paulo acompanhados de funcionários e voluntários: Dionésia,74, conta que adora Festa de Reis e gosta de passear. Benedito Domingos, 83, ficou emocionado ao recordar o tempo em que cantava na Folia de Reis. Ivo Donizete Ferreira, 54, adora Folia de Reis e confessa: “já cantei demais, hoje não dou conta. Quase chorei de ver 'eles' cantar”. Maria do Carmo de Melo, 70, estava super feliz: “achei bom demais, é muita gente. Está bonito demais”. Lázara Rodrigues de Souza é outra que estava radiante de participar da festa, enquanto aguardava o almoço e, finalmente, o Veni Limirio Gomide,71, que diz também que adora Folia de Reis e de ver as pessoas. Era uma alegria só os 'vozinhos' que foram especialmente para o almoço.
Dando uma lição de solidariedade, o jovem Vítor com a namorada; a irmã Karla com o namorado e a mamãe, Viviene de Paula Menezes, dando continuidade ao trabalho do pai e esposo, Celso Menezes, o Bugrinho falecido repentinamente em janeiro. “Muitos ficam sozinhos lá no Lar, a família nunca vai visitá-los, então nós saímos com eles a passeio, levamos às festas. Estamos dedicando um tempo de nossa vida para eles. Papai sempre fazia isso. No ano passado ele os trouxe aqui e como ele não pode mais trazê-los, nós o fizemos pra ele e por ele”, confessa Vítor, com a mãe Viviene completando: “Sempre que podíamos Celso e eu ajudávamos no Lar S. Vicente e em outros trabalhos voluntários. Agora ele não pode mais, mas tenho a certeza de que está muito feliz por ver que eu, os filhos, nora e genro estamos fazendo o trabalho que ele fez no ano passado”.
Um papinho rápido também com Maria do Carmo de Oliveira Zago, 72, e Valdemar Zago, 73, os chefes da cozinha, que no próximo ano completam 50 anos de casados. “Estamos aqui desde sexta-feira às11da manhã. Hoje, eram 3h da manhã estávamos fazendo café preparando pra por fogo nas panelas. Aqui são três dias, mas há 24 anos fazemos o almoço do Encontro e, há mais de 30 anos fazendo comida em muitas festas. No sábado, 26, vamos fazer a comida de uma festa na Santa Maria”,conta Maria e Valdemar completa: “Boto as coisas nas mãos dos Santos Reis e mandamos ver, com a bênção de Deus damos conta de tudo nunca faltou comida pra que vai à festa”.