O Carnaval sacramentano começa oficialmente neste sábado, 18, a partir das 20h30, com o desfile do Rei Momo Nelson Borges Neto e a rainha 2012, Jussânia Cristina de Araújo, que receberá a faixa da rainha 2011, Ana Flávia Miguel, que reinarão absolutos até a madrugada da quarta-feira, 22. Acompanhados da Bateria 2000, que vem prometendo novidades e um resgate histórico, o desfile de sábado tem também os blocos caricatos e as escolas de samba mirins.
No domingo, 19, desfile do Rei Momo e Rainha, que abrem oficialmente o desfile das quatro escolas de samba da cidade, nesta ordem: Acadêmicos do Borá, Beija-Flor Sacramentana, Unidos do Areão e XIII de Maio, para julgamento de um seleto grupo de jurados, apontado pelas próprias escolas e pela organização.
A apuração será realizada na segunda-feira, às 15h00 e, na terça feira, o desfile da Bateria 2000, blocos e escolas campeãs com a entrega da premiação.
Escolas de samba prometem animação e beleza na passarela
Quatro escolas de samba Acadêmicos do Borá, Beija-Flor Sacramentana, Unidos do Areão e XIII de Maio desfilam no domingo e prometem encher de cores, beleza, ritmo e alegria a Visconde do Rio Branco. A Escola de Samba Operários, que voltou à passarela no ano passado não vai desfilar, por descumprir o artigo 2º, IV, do regulamento que dispõe sobre a prestação de contas, devendo ser feita em até 30 dias após o carnaval do ano anterior.
No julgamento a ser feito por 21 jurados, estão os quesitos: bateria, comissão de frente, porta bandeira e mestre sala, fantasia, tema, evolução, conjunto, harmonia, alegoria e ala das baianas, que contam pontos para a escola. O quesito destaques e passista são julgados para premiação individual.
O que as escolas levam para a passarela
Adêmicos do Borá
Presidida por Nivaldo da Silva e que tem como carnavalescas Karine Silva e Ana Paula, a escola leva para a passarela o tema, “Das mãos do criador à mão do homem”, fazendo uma abordagem das criações de Deus e a destruição causada pelo homem: a depredação, as guerras, enfim, o dualismo entre o bem o mal. A escola abre o desfile com 13 anjos celestiais na comissão de frente, com coreografia de Plínio. Em seguida sete alas representando o tema proposto. O símbolo maior da escola será conduzido pela porta-bandeira, Ana Paula e o mestre-sala, Roverson. O coração da escola, a bateria com 50 ritmistas sob a batuta de Elsin, estará acompanhada pela beleza das madrinhas, Daniela, Diuene, Laélfia e Maria, prometendo muita música e ginga.
Beija Flor Sacramentana
A escola do presidente Cesar Donizete de Oliveiraromete promete uma disputa acirrada com o tema, “Luzes, Câmera, Ação: Tela de Cinema”. Tudo muito bem pesquisado e organizado pelo presidente e os carnavalescos Meire Idualte e José Ronan. Na passarela, o fascínio e sedução dos filmes Moulin Rouge, Central do Brasil, Priscila, a rainha do deserto, Piratas do Caribe, e muitos outros nacionais e internacionais, em várias alas. A bateria sob o comando dos mestres Cícero Salatiel, Mário Sérgio Thiago e Clézio José dos Santos virá com as madrinhas Juliany e Viviane, a princesa Maria Lara Celestina e a musa Jéssica. O pavilhão oficial da escola será levado pela porta-bandeira Gabrielly Idualte de Oliveira e o mestre-sala, José Ronan dos Santos.
Unidos do Areão
Presidida por Júlio Cesar de Oliveira - Avião, a escola leva para a passarela a magia do Circo, cuja data se comemora no dia 27 de março, com o tema, 'O Circo – O Espetáculo Vai Começar', em homenagem ao palhaço Piolin. No tema terão destaques todos os aspectos do circo, desde a tenda, animais, os apresentadores, a arte, o e malabarismo e muito mais, tudo isso nas cores da escola e tantas outras atrações que prometem muito brilho. O destaque ficará com a sempre bela musa Sâmia Borges, que volta á passarela. Elder Oliveira e Irinês são um dos casais de porta-bandeira e mestre-sala. A bateria vem marcada pela batuta do mestre Testa e beleza da madrinha Josiel Oliveira, a rainha Kênia de Paula e a princesa Pauliane de Paula.
XIII de Maio
Presidida por Anderson de Oliveira - Som, que tem como carnavalesco, Luiz Alberto da Silva, a escola leva para a passarela o tema, “De leste a Oeste, norte a sul... uma viagem a um Planeta Azul”, numa abordagem que atravessa os mares, passando pelas Américas, África, Europa, Ásia e Oceania, do frio dos pólos ao calor dos trópicos, os monumentos históricos e lugares pitorescos, com uma amostragem de arte e história. A porta-bandeira Adriana Rosa e o mestre-sala Amir Salomão conduzirão o símbolo da escola. A bateria sob o comando dos mestres, Anderson Macalé, Marcelinho dos Santos e Tim, chegará na passarela com as madrinha Elaine dos Santos e a rainha Karen Stefane. A escola fecha o desfile com o carro alegórico, A Paz.