Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Arquivo Público recebe novas doações

Edição n° 1302 - 23 Março 2012

O arquivo Público de Sacramento recebeu mais duas preciosas doações esta semana: primeiro uma coleção de negativos em vidro, com as respectivas fotos, usados na década de 1930, antes do filme em celulóide. Doados pela professora e artista plástica, Leida Silva Araújo, as peças foram conseguidas com o antigo fotógrafo Alberto Bianchi, na década de 1960, e faziam parte do material didático da professora, que lecionou Artes durante mais de 30 anos na Escola Coronel.

A outra preciosa doação veio também de um professor e antigo morador do povoado do Desemboque, Vicente Araújo Lima, mais conhecido por Vicente Hermógenes. Trata-se de um conjunto de brinquedos feitos a mão e usados pelas crianças antigamente, especialmente, as crianças da zona rural.

“- Essas fotografias são uma preciosidade imensa  pela maneira como eram feitas as fotos e por se tratarem de imagens tiradas entre as décadas de 1930 a 1950, provavelmente do estúdio dos Bianchi,  na cidade (João Bianchi, Alberto e Hugo  Bianchi). Isso ficará aqui no Arquivo, mas um dia terá que ser feita uma separação entre arquivo, que guarda papeis  e museu de imagem e som. Isso terá que ser criado na cidade, porque arquivo não é lugar de documentação áudio-visual”, explica o secretário  de Cultura, Amir Salomão Jacób.

Aproveitando a visita de alunos da APAE, o secretário mostrou também os brinquedos doados pelo Prof. Vicente e sua importância. “São 20 brinquedos de modelos antigos, confeccionados em madeira, doou também mapa do Desemboque, poesia do Desemboque, história dos 'Valentões' do Desemboque, livro de chamada escolar datado de 1967, além de outras peças. 

E quem gostou deveras dos brinquedos feitos em madeira foram os alunos apaeanos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) que visitavam o local. Aliás,  na manhã da quinta-feira, 22, acompanhados da assistente social, Mariscler Regivane da Silva  Barbosa, os estudantes da APAE fizeram duas visitas importantes, além do Arquivos, eles foram ao Cartório de Registro Civil.

“- Estamos trabalhando com os alunos sobre os documentos pessoais , sendo o registro de nascimento o primeiro deles, por isso fomos ao Cartório, onde eles viram todo o arquivo de  nascimentos, casamentos, óbitos, interdições, enfim, tudo relacionado à vida civil de uma pessoa. E como eles se interessaram pelo prédio do Arquivo Público, passamos para essa visita e isso é muito importante, porque hoje a nossa meta é a inclusão a integração dos portadores de deficiência em todos  os espaços”, comentou a assistente.