O dia 7 de Setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, em Sacramento, foi marcado com o resgate histórico dos desfiles cívicos, desaparecidos das ruas da cidade há mais de 20 anos. O desfile iniciou às 17h00, mas as comemorações na cidade começaram às 8h00 da manhã, na Loja Maçônica Acácia do Borá, com o hasteamento da bandeira do Brasil ao som do Hino Nacional, feito pelo maçon, decano da loja, Florentino Mota, reunindo maçons
da loja General Sodré e jovens da irmandade, Filhas de Jó.
À tarde, o grande desfile cívico realizado por militares e estudantes ganhou aplausos dos representantes dos três poderes, autoridades militares e religiosas e de uma multidão que acompanhou de perto a empolgação dos jovens e crianças que, com gáudio e orgulho, desfilaram pelas ruas centrais da cidade. Elogios foi a palavra geral dos presentes para a iniciativa do prefeito Wesley De Santi de Melo ao resgatar os desfiles cívicos.
O desfile cívico em Sacramento, realizado na tarde de 7 de Setembro, reuniu os três poderes, prefeito Wesley De Santi de Melo; presidente da Câmara, José Maria Sobrinho e juíza Roberta Fonseca, vereadores, autoridades militares e religiosas, em palanque na praça Getúlio Vargas. Presenças também dos deputados, federal, Marcos Montes, e estadual, Antônio Lerin, do superintendente da Casa Civil, Bruno Scalon Cordeiro, vice-prefeito Pedro Teodoro Rodrigues Rezende, ex-prefeito José Alberto Bernades Borges, prefeita de Conquista, Vera Lúcia Guardieiro além de representantes de vários segmentos.
Ao longo do Largo da Matriz, início da av. Benedito Valadares e Visconde do Rio Branco cerca de 5 mil pessoas aplaudiram o desfile que contou com a participação da banda militar do 4º Batalhão de Uberaba, Corpo de Bombeiros de Uberaba e esquadrão da Suapi local, e mais de mil alunos de 15 escolas, entre estaduais, municipais e particulares.
Participaram do desfile, pela ordem em que se apresentaram, as escolas, Dr. João Cordeiro, Luiz Magnabosco, Professora Silva Vieira, Afonso Pena Júnior, Colégio Rousseau, Cel. José Afonso de Almeida e sua imponente fanfarra, sob a regência de Antônio Claret Scalon, o Polaco, Dona Maria Sant' Ana, Tio Toffe (APAE), Naná K Soares, Comendador Hugo Rodrigues da Cunha, Cel. Júlio Borges, Sinhana Borges, Euripedes Barsanulfo, Barão da Rifaina, Dr. Djalma Afonso do Prado.
Todos eles vivendo a sua primeira experiência de desfilar pelas ruas, acompanhados pelos diretores e professores e recebendo os aplausos e o carinho da população que foi prestigiar a festa cívica. Com que orgulho e gáudio eles marcharam! Ressalte-se aqui que toda e qualquer iniciativa que traga o jovem ao engajamento, ao civismo, ao respeito é altamente louvável, daí a importância desse resgate.
Sem nada contra às paradas gays, às paradas das lésbicas, das vadias, dos que fazem apologia à droga e à sua descriminalização, que merecem todo nosso respeito, enquanto direito, Sacramento fez a sua Parada Cívica, de jovens estudantes que celebram a data de sua independência e exaltam o amor a Deus e à Pátria. Como bem elogiou o Prof. João Bosco Martins – Peroba: “Que bom, tomara que essa festa cívica seja copiada por outras cidades!”.
Abrindo o desfile a participação da Policia Militar, através da Banda do 4º BPM de Uberaba; três policiais portando os pavilhões do Brasil, Minas e de Sacramento, da 184ª Cia PM, sob o comando do Capitão Júlio Cesar de Oliveira Paiva; um pelotão do Tiro de Guerra, sob o comando do sub-tenente Paulo Sérgio Oliveira de Melo; um pelotão do Corpo de Bombeiros, comandado pelo Coronel BM Clóvis Ferreira de Lima e os guardas da Subsecretaria de Administração Prisional - Suapi local, sob o comando geral de Aparecido Alves Claudino e do diretor de Segurança, Paulo Giovani de Castro.
Destaque também para a participação da Fanfarra da cidade de Conquista além dos integrantes da Academia Viva e desportistas do kung Fu, boxe chinês, karatê, futsal, vôlei, handebol, capoeira e basquete.
O prefeito Wesley De Santi de Melo, o único a discursar após o hasteamento das bandeiras, destacou a importância do ato. “Resgatar o civismo em nossa cidade, envolvendo a sociedade como um todo é para nós motivo de orgulho. [...] Quando nos propusemos a realizar este evento, buscamos ver no passado de nossa comunidade, as raízes históricas e hoje cumprimos a missão de mantê-las vivas”, disse, destacando os apoios da Polícia Militar, Suapi, das escolas sacramentanas e da cidade de Conquista, além dos desportistas e da Academia Viva.
Agradecendo, frisou que todos todos abraçaram a causa. “Agradeço a todas as escolas, diretores, corpo docente, funcionários e, principalmente, aos estudantes de Sacramento e das escolas rurais, que demonstraram o seu empenho e dedicação. Hoje, todos nós vivemos aqui um legado, um passado que precisa ser discutido e respeitado”, Parabéns a todos!”, cumprimentou.
O prefeito Wesley De Santi concluiu com uma palavra ao público presente. “Aos que vieram prestigiar esse evento, organizado com tanto carinho, levem para o seu dia a dia nossa maior mensagem: Pátria somos todos nós. nossa responsabilidade cívica não se resume a movimentos, mas a ações”, finalizou.