Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Spark Power Eletrônica, uma empresa que nasceu forte

Edição n° 1242 - 28 Janeiro 2011

A empresa Spark Power Eletrônica, fabricante de equipamentos para alimentação de som automotivo da marca Spark Usina, fundada  há pouco mais de um ano, nasceu forte. Idealizada pelo jovem Renzzo Scalon, técnico em Eletrônica e fundada em sociedade com Flávio Damiliano Santos e o pai, Lester Scalon, a marca logo conquistou o mercado e vem expandindo cada vez mais, inclusive na geração de emprego. 

A habilidade e interesse de Renzzo por eletrônica começaram na tenra idade. “Tudo começou quando ainda era criança, eu já demonstrava muito interesse por eletrônica, elétrica e mecânica, sempre que chegava aos lugares, agachava atrás de geladeira, freezers, maquinas de costura, lavadoras de roupa, etc., sempre para procurar um motor, polia, correia, algo que se movimentasse por um motor ou algo parecido. Chegava à data de meu aniversário, os amigos sempre vinham perguntar a meus familiares o que eu queria ganhar de presente e eles sempre respondiam:  brinquedos eletrônicos. Depois, quando cresci um pouco sempre me perguntavam o que queria ganhar e a resposta  pronta na minha mente vinha logo: ferramentas e eletrônicos”, recorda. 

 

De pequenos consertos ao curso Técnico

 

Sempre fazendo suas gambiarras, consertando equipamentos e fazendo algumas instalações para amigos e parentes, Renzzo cada vez mais afirmava o gosto pela eletrônica. Após algum tempo,  fui aprofundando no assunto e comecei a prestar serviços para o pessoal da cidade:  consertando principalmente equipamentos automotivos e alguns eletroeletrônicos, até que em casa mesmo, montei minha pequena oficina onde consertava equipamentos e, ao mesmo tempo, desenvolvia alguns projetos. Um dia, um amigo me orientou para fazer um curso Técnico em Eletrônica,  então ingressei no colégio Tales de Mileto, em Uberaba,  onde cursei eletrônica por alguns anos, mas sempre prestando serviço em Sacramento, cheguei até a consertar, algumas vezes, o transmissor AM da Rádio Sacramento.

 

Campeonato de som revela o jovem  

 

O primeiro projeto de Renzzo estava pronto para ser testado e aprovado e o foi num campeonato de som automotivo, em Conquista.  “Dedicação e estudo me levaram a construir meu primeiro som e submetê-lo a um teste em um campeonato de som automotivo em Conquista. Ao passar meu carro na medição de SPL (Sound Pressure Level - medição de pressão sonora), quando afirmei que eu havia feito o amplificador, o juiz, Flavio Dimiliano Santos, deu risada, mas ficou curioso para ver o resultado. E qual não foi sua surpresa, pois meu amplificador havia “tocado” mais que o do pessoal que utilizava amplificadores de fabricantes renomados. Naquele dia, fiquei conhecendo  meu futuro sócio, que tem também um conhecimento grande em eletrônica. Resolvemos então trocar algumas palavras e surgiu a idéia de montarmos uma fabrica de eletrônicos voltada para o ramo automotivo.  Iniciamos em Uberaba, onde já trabalhávamos como técnicos consertando equipamentos e fabricando as fontes em pequena escala. Como era um produto revolucionário no mercado, começamos vendendo poucas unidades, mas rapidamente os pedidos foram aumentando. E, depois de dois anos, resolvemos montar a fabrica em Sacramento, em um prédio ocioso da família. Flávio e eu sabíamos como fabricar e vender o produto, mas não tínhamos noção boa de administração, foi então que resolvi chamar meu pai para sócio na fabrica, pois ele sempre administrou os negócios da família e possui uma bagagem imensa no assunto”, relata.

Tudo pronto para o grande início 

A Spark Power Eletrônica começou a funcionar  em Sacramento, no  dia 15 de dezembro de 2009.  No início, éramos seis pessoas, os sócios, Renzzo, Flávio e Lester e, os funcionários, Saulismar, Oscar e Alexsander.  Hoje são dez funcionários diretos, além de alguns indiretos. Fabricamos uma das mais conhecidas fontes de alimentação automotiva do país.  Basta digitar Spark Usina, no Google para ver o resultado. Vendemos diretamente para lojistas do Brasil inteiro, que revendem em suas lojas físicas e também nas lojas virtuais espalhadas pela rede. 

 

Como funciona a Spark Usina

 

As fontes de alimentação Spark Usina funcionam  como um carregador de baterias,  só que com bem mais recursos e proteções. Ela converte a corrente alternada da rede 127/220Vac  para corrente continua 14,4Vcc, que é a tensão de operação do carro. A fonte é utilizada para manter o som do carro tocando por horas sem descarregar a bateria. 

Segundo Renzzo, atualmente a empresa fabrica oito modelos de fontes com várias faixas de potência. “Estamos aumentando a linha de produção tanto para suprir a demanda de fontes no mercado e também para o lançamento da linha de amplificadores (módulos de potência) neste ano de 2011. Estamos em constante desenvolvimento, sempre procurando melhorar a qualidade de nossos produtos, atendimento ao cliente e o pós-venda, que é muito importante neste ramo”, revela.

Renzzo e seus sócios têm uma expectativa promissora de gerar mais empregos na cidade. “O mercado de som automotivo vem crescendo cada vez mais e nossa expectativa é que  possamos ampliar nossos negócios gerando mais empregos e renda para nossa cidade, que ainda é muito carente de indústrias”, diz, finalizando com uma sugestão aos governantes:  “Acho que falta um pouco de incentivo do Executivo para atrair mais indústrias para nossa cidade, um parque industrial bem estruturado seria bem-vindo”.