A Congregação do Santíssimo Redentor assumiu, desde junho de 2010, a manutenção de mais uma obra filantrópica na cidade. Além do Educandário do SSmo. Redentor, antigo Seminário da congregação, a congregação aceitou o convite da diretoria da Ciju – Casa Infanto Juvenil S. Vicente de Paulo, para ajudar na manutenção da obra, que vinha passando por dificuldades.
“Nossa Casa estava passando por dificuldades, precisávamos encontrar uma solução, entramos em contato o provincial da Congregação, Pe. Luiz Rodrigues, e fizemos o pedido que, para felicidade nossa, foi aceito. Mensalmente, recebemos uma doação que ajuda na manutenção da CIJU”, explicou a diretora da CIJU, irmã Célia Tomoko Saito, que se prepara para participar da II Assembleia dos Projetos Sociais, em Aparecida, no período de 25 a 28.
A Congregação Redentorista mantém na cidade o Educandário Santíssimo Redentor, dirigido pelos freis franciscanos, que cuidam de cerca de 130 crianças em regime de semi-internato. Além de ceder a Casa, que está passando por reforma, a Congregação faz a manutenção dos funcionários, veículos, água, luz, telefone, dentre outros, além da orientação pedagógica.
Na CIJU é diferente. De acordo com irmã Célia, a Congregação não interfere na administração nem na pedagogia. “Aqui não é uma obra Redentorista, somos apenas parceiros. Eles mandam mensalmente a doação e cabe a nós fazermos a prestação de contas e o relatório dos gastos e do emprego do dinheiro”, explicou.
CSSR reúne educadores
A Congregação do Ssmo. Redentor reúne, em Aparecida, no fina deste mês, os educadores e diretores das instituições que administram e ou fazem parceria, para uma Assembleia dos Projetos Sociais, coordenada pelo diretor padre Jadir Teixeira da Silva.
Trata-se de um momento de integração, troca de experiências, palestras e inclui também passeios turísticos e atividades religiosas, tais como:
- Retrospectiva do trabalho Social na CSSR no período de 2002 a 2011; palestras sobre Espiritualidade Redentorista; Ética profissional;Empatia, Interdisciplinaridade e Criatividade, todas proferidas por pessoas da área.
Os Projetos Sociais merecem destaque em 2010, de acordo com o provincial de São Paulo, Pe. Luiz Rodrigues, no site da Congregação. ‘‘Esta foi uma área que obteve investimento significativo no ano. Desenvolvemos inúmeros projetos sociais de total responsabilidade da nossa Congregação’, justificou.’