Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Quando é que vão aprender?

Edição n° 1248 - 11 Março 2011

Fosse cumprido o regulamento, as escolas de samba Operários e Acadêmicos do Borá não desfilariam no próximo ano, pelo fato de entrarem com menos de 130 foliões na avenida. O que seria o correto, mas na terra do Passa Perto o que vale é o 'jeitinho'. A desculpa foi a chuva, mas nem que tivesse o maior sol, as escolas teriam esse número de foliões. Quando é que vão  aprender? Aliás, esse mínimo deveria ser, na verdade, 200 elementos.

*     *     *

Ai que saudade das Marchinhas do Rei!! Mesmo avesso também às marchinhas, o DJ, Rei Jerônimo, animava, vez ou outra, o Carnasacra com algumas seleções. Agora, acabou de vez. Onde conseguiram esse DJ? Afinal, é só de adolescente e jovens que fazem o carnaval de Sacramento? Quando é que vão aprender?

*     *     *

Continua a falta de respeito para com o público que vem aplaudir as escolas de samba e os blocos em desfile na avenida, ali plantados, de pé, por quatro horas seguidas. No desfile do domingo, que começou às 20h30 e encerrou às 0h30, desfilaram na avenida menos de 600 foliões. Nesse mesmo tempo, na Marquês de Sapucaí, no Rio, desfilaram mais de 15 mil foliões. Quando é que vão aprender?

*     *     *

A fim de evitar notas que possam destoar das demais notas dos jurados, por que não eliminar a maior e menor notas de cada grupo de jurados? Acabariam com a briga de atormentar os jurados que deram nota baixa, apesar de ser um direito livre e soberano seu. Um exemplo: Imaginemos quatro jurados com as notas, 5, 7, 9 e 10. Seriam eliminadas o 5 e o 10 e aproveitadas as notas 7 e 9. Acabariam todas as brigas. Quando é que vão aprender?

*     *     *

Alô, Conselho Tutelar, o que diz o Estatuto da Criança e Adolescente sobre crianças desfilarem de biquíni na avenida. Nada? Nem por isso, deve ser permitido. É bonitinho, as crianças gostam, os pais não se importam, muito menos os carnavalescos. Mas o traje deveria ser proibido, assim como desfilarem próximas a carros alegóricos. O Juizado da Infância deveria também se pronunciar e até mesmo o regulamento que rege o carnaval. Quando é que vão aprender? 

*   *   *

Aliás, a continuar o despudoramento do Bloco das Robertas, as crianças deveriam ser, na verdade, proibidas de presenciar o carnaval de rua. A cada ano o despudor é maior e os ou as (sei lá o que aquilo) vão perdendo cada vez mais a vergonha. Este ano, um passista do bloco começou levantando a saia desde o início da avenida e nenhuma advertência. Seguiu tranqüilo mostrando sua b. bem de frente ao palanque oficial. Se deveria ser preso por ato obseno, não não sei, mas retirado do desfile pelos seguranças, na hora.  Isso vale também prá todos os 'mijadores' do entorno da avenida. No mínimo, causam constrangimento nos transeuntes, ultrajam o pudor público. E nenhuma ocorrência foi lavrada pelos seguranças, pela comissão organizadora, nem no relatório da PM. Quando é que vão aprender?