O projeto Heróis do Futuro completou um ano no último dia 22 e é motivo de sobra para comemoração do diretor presidente da empresa Sak´s, José Renato Marques, idealizador do projeto e dos 22 jovens participantes, das atividades diárias, que vão desde um momento como jovem aprendiz na produção, a aulas de informática, dança, atividades físicas, momentos para fazer os deveres escolares, recreação, dentre outras.
O projeto nasceu do espírito empreendedor do empresário, como fruto do bom relacionamento com os funcionários. “O projeto surgiu no final do ano de 2009, após José Renato conversar com um de seus colaboradores e ouvir dele a preocupação com os filhos no período da tarde, quando ficavam em casa sozinhos e ociosos, enquanto os pais estavam trabalhando para garantir o sustento da família”, informa a assessoria de imprensa da Sak's.
Mas o projeto vai além, informa a psicóloga Talita Martins, responsável direta pelo projeto, que já foi pauta de programa televisivo na TV Integração. “O projeto busca integrar os jovens em atividades ligadas às áreas social e ambiental, e, durante esse primeiro ano, foram várias as atividades desenvolvidas, com destaque para: café da tarde no asilo no Dia dos Pais, Café da tarde do Dia das Crianças e do Natal na Fundação Euripedes Barsanulfo e na Creche Rosa da Mata, campanha do agasalho, gincana do meio ambiente, campanha natal da fartura, campanha de direção defensiva, além de concursos e palestras”.
Para a psicóloga, mesmo reconhecendo que o projeto está ainda em fase de adaptação, o primeiro ano do projeto teve muitos pontos positivos.
“- Nesse período, percebemos um crescimento muito grande nos jovens em todos os aspectos: melhora no relacionamento iterpessoal, no desempenho escolar. Um outro fator, é que, por serem filhos de colaboradores, há o fato de os pais estarem mais presentes na criação dos filhos, a tranquilidade dos pais/colaboradores em saber que seus filhos estão sendo cuidados e também o fato de os adolescente ao completarem 16 anos e terem um emprego garantido na empresa”, avaliou.
Positiva também é a avaliação dos próprios jovens e dos pais. Para Luana Santos Gonçalves, 15: “O mais importante do Projeto é saber que quando eu completar 16 anos terei uma oportunidade de emprego aqui dentro da empresa, tenho vontade de trabalhar no setor Administrativo”, disse.
Kayque Iago de Souza, 16, emenda: “Foi muito importante para mim a questão do incentivo aos estudos, não que eu fosse mal aluno, mas como para fazer parte do projeto tem que ter um bom desempenho escolar acabei me dedicando mais”, contou.
Para Abadia Conceição Fernandes, mãe de Laila Nayara Fernandes Monteiro, “o melhor de tudo aqui no projeto é que eu fico mais tranquila, pois sei onde minha menina está, o que está fazendo... Além do que ela tem o horário para fazer as tarefas da escola, é uma preocupação a menos quando chego em casa, e outra ela tem mais noção do valor do dinheiro.”
Os participantes do Projeto HF freqüentam as aulas nos estabelecimentos de ensino onde estão matriculados e em seguida vão para a empresa Sak´s, onde são assistidos por profissionais contratados para essa finalidade. Ao completar 16 anos, os adolescentes têm uma vaga garantida na empresa, independentemente do setor. No início do mês, uma integrante completou 16 anos e agora começará a trabalhar ou no setor administrativo ou na recepção da empresa.
A comemoração do primeiro Ano do Projeto Heróis do Futuro, celebrada dia 22 último, teve até parabéns numa animada festa com os participantes com direito a bolo e refrigerantes... Na oportunidade, foi feita uma retrospectiva do primeiro ano com avaliações positivas de todos.