Sonho antigo de historiadores e da cidade como um todo é a revitalização das estações do Cipó e de Jaguara. O sonho agora pode tornar-se realidade. O prefeito Wesley anunciou, que o patrimônio do Cipó já pertence ao município. “Fizemos um TAC – Termo de ajustamento de Conduta - com a Procuradoria do Patrimônio Público em Belo Horizonte e a estação e todo o seu entorno passaram para o município. A área já é nossa e com isso podemos pleitear a agilização da liberação de recursos. Não pertencendo ao município, fica muito difícil conseguir recursos”, disse .
O prefeito informou também que o projeto de revitalização daquele sítio histórico já se encontra na SETOP (Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas), aguardando a liberação da verba. “Pedimos,inclusive, o apoio do vereador Bruno Scalon Cordeiro, hoje trabalhando junto ao governo de Minas, para ajudar nessa liberação do recurso”, disse mais o prefeito.
Outra boa notícia do prefeito é que a Prefeitura já entrou com o processo de desapropriação da Estação de Jaguara. “Não vamos desapropriar a fazenda, mas apenas a área do patrimônio, a estação, as casas e mais uma área de 20 metros no seu entorno. Uma vez desapropriada a área, poderemos também pleitear recursos para a restauração do patrimônio. Por enquanto, vamos desapropriar, depositar o valor relativo às construções e os vinte metros de seu entorno, porque o valor cultural, histórico não são levados em conta na valoração. É preciso investir e melhorar aquele conjunto arquitetônico, do contrário acaba e só podemos fazer alguma coisa se o patrimônio pertencer ao município”, afirmou.