Mais uma vez os corredores do Centro Administrativo ganharam um colorido diferente com exposição dos trabalhos realizados durante o semestre pelos alunos das Oficinas Produtivas, projeto mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Humano Social, que reúne 14 oficinas diferentes: pintura em tecido, pintura em tela, pedraria, bordado, biscuit, fuxico, artesanato em MDF, crochê, tapeçaria e pet aplique, cujos trabalhos estiveram expostos. Além das oficinas de balé, dança do ventre, culinária e corte e costura.
Rosália da Silveira Alves, monitora do curso de biscuit e Míria Celeste Borges, monitora do curso de fuxico explicam que “a exposição representa a culminância de todo o trabalho realizado durante o semestre, tudo aqui são trabalhos realizados pelos alunos, crianças (Educart) jovens (ProJovem), adultos, idosos”, informam, destacando que os objetivos das oficinas vão além do ensinar arte, pois têm também uma função sócioeducativa e terapêutica.
Revelam as educadoras alguns casos de alunos que deixaram a depressão de lado,depois que passaram a freqüentar as oficinas. “Temos casos de alunos que chegaram com problemas de depressão, com, falta de entrosamento e que passaram a apresentar uma melhora considerável a partir da freqüência. Isto ocorre porque há convivência nas aulas, as pessoas conversam, riem, interagem”, justificam Rosália e Míria, destacando que o relacionamento entre os alunos é excelente. “Estamos concluindo o semestre, mas tem muita gente que não quer parar”, afirmam.
Míria ressalta ainda que cada trabalho é uma nova descoberta. “O fuxico é um trabalho simples, mas à medida que vão trabalhando as alunas vão descobrindo a beleza do trabalho e o que podem e são capazes de fazer com retalhos”, explica, informando que o a exposição objetiva mostrar os trabalhos, mas a sua comercialização pode ser feita, mas compete a cada aluno, mas que seja fora da exposição.
As oficinas acontecem de segunda a quinta-feira em horários variados á tarde e á noite. Qualquer pessoa pode se inscrever e participar, só que as inscrições para o primeiro semestre de 2012 já encerraram. “Com uma semana de inscrições encerraram as vagas”, explica Rosália.
Suely Aparecida da Silva, 51, é uma das alunas das oficinas que está feliz com o trabalho que realiza. “Eu fico muito feliz por ter participado das oficinas, porque até então eu não sabia que tinha esse dom. No primeiro ano fiz pintura, inclusive no início eu ia sair porque pensei que não daria conta, mas tive muito incentivo e aqui estão meus trabalhos. Este ano fiz o biscuit e já sei que no ano que vem vou fazer decoupagem. Acho uma maravilha, adoro os cursos”, reconhece, cheia de alegria com as monitoras.