'Insetos: Magia, Forma e Cores', o mais recente trabalho do fotógrafo sacramentano, Lester Scalon, com textos do naturalista e pesquisador, Tomas Sigrist, já está à venda, com as notícias circulando na mídia. Otrabalho elaborado com o objetivo de apresentar a enorme diversidade de insetos brasileiros a partir do acervo fotográfico do autor, reúne mais de 300 fotografias tomadas em contato direto com a natureza, e textos atualizados a respeito de cada Ordem da Classe Insecta, elaborados por Tomas Sigrist, com enfoque na ecologia e comportamento.
O livro, com 240 páginas, formato 30x24 cm, capa dura,panorâmico, é ilustrado com mais de 300 fotos, selecionadas de um trabalho realizado por Lester Scalon entre 2008 e 2011. De acordo com explicações dadas por Tomas Sigrist,ele e Lester decidiram buscar inspiração no universo dos insetos em função dos incríveis detalhes e formas que as imagens ampliadas proporcionam. “Foi um trabalho de equipe realmente fantástico. As imagens captadas por Lester não possuem a frieza de uma produção de estúdio. Tudo foi feito com muita técnica e emoção. E o leitor terá essa percepção”, ressalta.
Segundo a mídia, para conseguir ilustrar amplamente a obra, os autores visitaram lugares incomuns, como as matas de galeria e canions profundos em regiões do Brasil Central. “Esses lugares, quase inacessíveis, possuem uma carga sensitiva e artística de muita beleza”, pontua Sigrist. “Além disso, as imagens obtidas incidem uma nova perspectiva de luz e cor nos relevos corporais dos insetos”.
Lester Scalon explica que a técnica desenvolvida residiu em procurar insetos imóveis, que pareciam “dormir”, e colocou sua câmera a poucos milímetros deles para conseguir o efeito desejado, penetrou em florestas e cerrados muito cedo, por volta das quatro horas da manhã. “Entre as cinco e às nove horas da manhã os insetos estão dormindo, devido às baixas temperaturas, o que permite uma franca aproximação. O difícil é encontrá-los. É preciso fotografar muito rápido porque o orvalho desaparece rapidamente, levando o frio consigo”, observa.
Além das fotografias, o livro traz informações curiosas por meio de textos e ilustrações artísticas, trabalhadas em técnicas de pintura em sépia, criando imagens de referência, inclusas no final da obra.
A obra editada pelaAvis Brasilis, uma das principais editoras de títulos ecológicos e culturais do país, teve o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet nº 8.313/91) e patrocínio da empresa CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.
De acordo com os autores,a obra possibilitará que estudantes, educadores, enfim todos, tenham acesso a informações escritas e uma extensa galeria fotográfica, que retrata a grande diversidade de espécies encontradas no Brasil, destacando-se dentre elas, o besouro arlequim Acrocinus longimanus (Coleoptera Cerambycidae), e a mariposa Thysania agrippina (Noctuidae), dois dos maiores insetos do mundo, reproduzidos no livro em escala próxima ao natural.
Procuramos o autor, mas o retorno só aconteceu após o fechamento da edição.
(Fonte: eptv.globo.com/terradagente; www.revistafator.com.br; www.estadao.com.br/; www.rabissco.com.br/livro_insetos.pdf)