Dentro da programação dos festejos do aniversário da cidade, 24 de agosto, a Fundação Cultural Ir. Maria Benigna de Jesus Martins, de Sacramento, inaugurou no Palácio das Artes (Praça da Estação) uma mostra de mapas e documentos históricos de Sacramento.
“- A exposição tem como objetivos, dentre outros – segundo a presidente da Fundação, Virgínia Dolabela de Lima - apresentar através da cartografia, a evolução da ocupação e formação territorial de Sacramento e despertar a necessidade para a compreensão da história da região”.
De acordo com a presidente, os mapas mostram toda a trajetória feita pelos primeiros desbravadores do Sertão da Farinha Podre. “A exposição mostra relatos históricos históricos através das cartografias, que iniciam no lugar chamado Desemboque do Rio Grande, passando pelo Arraial do Rio das Velhas, atual Desemboque, às margens do rio Araguari, na formação territorial da vila e do município do Santíssimo Sacramento, em 1870, até os dias atuais”.
Segundo ainda Virgínia, atualmente, em vários centros de pesquisas, “universidades e faculdades, principalmente dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal, historiadores e pesquisadores de diversas áreas tem publicado artigos e teses sobre a ocupação ou colonização da região central do Brasil.
“- Pesquisas arqueológicas pré-históricas ainda são em pequeno número, mas devem ser incentivadas, pois os primeiros moradores são as tribos indígenas que aqui viveram por milhares de anos e temos pouco conhecimento sobre sua sociedade, como viviam, comiam, caçavam... Conceitos como identidade cultural, preservação, memória, patrimônio e diversidade cultural, feitos e fazeres, devem fazer parte das grades curriculares através da educação patrimonial”, frisou.
Ressalta ainda a presidente da Fundação Cultural o grau de importância que a sociedade deve dar à história local, para a memória e valores das próprias comunidades e de suas famílias, em especial da geração mais idosa. “Toda essa importância desse resgate histórico é que nos proporcionará um futuro mais sustentável. Assim, essa exposição busca divulgar os diversos decretos e leis que formaram Sacramento e os municípios vizinhos, resgatando datas, como o dia 13 de setembro de 1870, data da emancipação do município”, finalizou.
A exposição estará aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h, até o dia 9 de setembro. As escolas podem agendar visitas.