Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas abre inscrições em junho

Edição n° 1259 - 27 Maio 2011

A Emater de Minas Gerais abre no dia 1º de junho as inscrições para o VIII Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas. A entrega de amostras pode ser feita pelos cafeicultores em todos os escritórios da Emater-MG até 06 de setembro. Serão aceitos exclusivamente cafés da espécie arábica, colhidos em todas as regiões do Estado, na safra 2010/2011.

O lote para a participação no concurso deve ter 10 sacas de 60 quilos e as amostras correspondentes a cada um, dois quilos. De acordo com o regulamento, é exigido ainda que os grãos sejam pelo menos de tipo 2, passados em peneira 16, com no máximo 5% de vazamento. “Ou seja, os cafés que participam do concurso estarão prontos para a exportação”, afirma o coordenador da Emater/MG, Marcos Fabri Junior. Cada produtor pode concorrer em duas categorias: café cereja natural e café descascado ou desmucilado.

Os cafés inscritos passarão por diversas avaliações, até novembro, quando devem ser anunciados os resultados. Mais do que prêmios, os participantes do concurso estadual de qualidade de Minas Gerais, realizado desde 2004, buscam o reconhecimento de que produzem cafés de qualidade superior. O coordenador Marcos Fabri  ressalta que: “Como o lote único é de 10 sacas, qualquer tipo de produtor, seja agricultor familiar ou empresário, pode participar, em condições de igualdade. E, se for vencedor, o lote poderá ser adquirido por um valor muito superior ao de mercado. “No último concurso, em 2010, o café campeão foi vendido a R$ 8,1 mil a saca, enquanto o preço de mercado estava em R$ 380. Então, o produtor obteve mais de 20 vezes o valor de mercado”, lembra o coordenador.

Mais informações poderão ser obtidas nos escritórios da Emater.