Movimentação total no salão de Festas Nossa Senhora D´ Abadia, entre a quinta-feira à noite ao domingo da última semana, com a IX Festa do Milho, realizada pela comunidade do Divino Espírito Santo, pertencente à Paróquia d´Abadia.
E delícias de milho não faltaram: pamonha, curau, bolinhos, risoles, crocrete de milho, bolo broa, tudo degustado no local ou levado para casa. Além do almoço no domingo, com arroz, feijão e polenta temperada, doada por várias pessoas que as entregaram prontinhas; salada fria e um delicioso engrossado de frango com milho, preparado pelo pároco, Pe. Eduardo, que vem se mostrando um mestre cuca de mão cheia. Elogios não faltaram por parte daqueles que chegaram bem a tempo de provar as deliciosas receitas.
Maria Júlia de Fátima Borges, idealizadora da festa há nove anos, comandando uma grande equipe, falou da alegria dos voluntários. “É uma festa fazer essa festa, que tem toda a renda destinada às melhorias da Capela do Divino Espírito Santo. A cada ano que passa reúnem-se mais e mais pessoas pra ajudar. Cada equipe tem um coordenador, alguns cascando milho, outros limpando, ralando, moendo, temperando, empacotando pamonhas, mexendo curau, preparando o queijo, fritando bolinhos...” avalia satisfeita com o resultado.
Segundo Maria Júlia foram feitas mais de duas mil pamonhas, milhares de bolinhos de milho, risoles. Só no curau ou mingau de milho foram gastos 250 litros de leite. Desmanchamos 72 sacos de milho, o que deve dar cerca de três mil espigas de milho e as pessoas gostam muito. Vendemos tudo. O almoço mais uma vez foi um sucesso e já estamos pensando na décima festa no próximo ano”, diz, agradecendo as doações de milho, leite, açúcar, queijo, temperos, a colaboração em trabalho, enfim a todos os que contribuíram para o êxito da festa.