A euforia está estampada nos rostos, o colorido enfeita as ruas centrais. Carinhas novas começam a chegar e a expectativa cresce. Enfim, chegou o tão esperado Carnaval, a maior festa popular do país. Muito som, samba no pé, ginga, animação, alegria, beleza, cores são as promessas dos blocos e das escolas de samba Acadêmicos do Borá, Operários, Beija-Flor Sacramentana, Unidos do areão e 13 de Maio.
Mas como acontece anualmente, a movimentação já promete ser total na passarela do samba, a Visconde do Rio Branco, nesta noite de sexta-feira, durante o teste de luz e som, até à meia-noite.
No sábado, 5, a festa começa oficialmente às 20h30 com o desfile do Rei Momo Nelson Borges, a rainha Michele Alves Ranuzzi, que passará a faixa para Ana Flávia Miguel. Desfilam também a Bateria 2000, os blocos da Alegria, de Júlio Pucci; Os Incríveis do Mé, de José Ezequiel Dantas (Dedé); Bloco Lokos, de Rodrigo Soares Macedo; As Virgens, de Alaíde Rodrigues de Melo e também as Bateria Mirim, da Unidos do Areão, comandada pelo mestre William; a Escola de Samba Mirim 13 de Maio e o bloco Vai-quem-quer, comandado por Magrelo e Dadi. Depois som na caixa até às 4h00.
No domingo, 6, desfile das escolas de samba, a partir das 8h30; na segunda-feira, apuração dos desfiles, às 15h00 e, na terça-feira, o desfile dos campeões: bateria, bloco e as três primeiras colocadas entre as escolas de samba. A entrega dos troféus será feita durante os desfiles.
Escolas de samba prometem beleza, alegria e surpresas no desfile
Um dos pontos altos e mais esperados do carnaval sacramentano é o desfile das escolas de samba, no domingo, 6. A expectativa será grande e até o ET vai contribuir para isso. “O que as escolas levam para a passarela? Surpresa!!! O leitor só vai saber na passarela ou na próxima edição ”. Mas vamos dar uma dica...
Desfilam neste domingo, cinco escolas de samba, a partir das 20h30, na seguinte ordem: Acadêmicos do Borá, Operários, Beija-Flor Sacramentana, Unidos do Areão e 13 de Maio.
A Acadêmicos do Borá, presidida por Nivaldo da Silva e a carnavalesca Karina Ferreira da Silva, com suas cores azul, vermelho e branco, leva para a passarela, 140 integrantes desenvolvendo o tema, 'Tróia – A história de Aquiles, Mito ou realidade?'. A segunda escola a desfilar será a Operários de Sacramento, presidida por Geraldo Fontoura. A escola vermelho e branco, que tem como carnavalesca Leila Maria de Melo, dará enforque ao 'Desemboque', com no mínimo 130 integrantes.
A escola de samba azul e branco, Beija-Flor Sacramentano, do presidente Cesar Donizete de Oliveira e a carnavalesca Rose Idualte, será a terceira escola a desfilar, levando para a passarela 180 integrantes, mostrando as 'Glórias do Egito'.
A Escola de Samba Unidos do Areão, com suas cores Laranja, amarelo, vermelho, azul e branco, no ano em que completa dez anos de fundação está presidida por Júlio César de Oliveira e tem como carnavalesca, Maria Luiza Borges Santana. A Escola levará para a passarela o tema, 'Sonho e realidade de um malandro', com no mínimo 130 integrantes.
E, encerrando os desfiles, a verde e branco, 13 de Maio, escola presidida por Anderson de Oliveira (Som) e que tem como carnavalesco Luiz Alberto da Silva, que antecipou, mostrando tema em setembro do ano passado, promete surpreender com o tema 'Da chama da razão ao cenário da paixão'.
Além do julgamento do júri oficial, os desfiles serão acompanhados pelo grande público que dá a sua nota à parte, afinal são eles que aplaudem e empurram as escolas, muitos inclusive vestidos as cores da sua preferida.
Comissão e prefeito têm grandes expectativas
Representando a comissão, Antônio Clarete Scalon, o Polaco, disse que a cidade mostrará um grande desfile. “Estamos com grandes expectativas, os ensaios estão muito bons, as escolas estão muito empolgadas e em prometendo muito. Investimos muito na segurança, com 100 seguranças, 70 contratados da Rezende e 30 de Sacramento, além do efetivo ampliado da polícia militar, bombeiros, e a guarda municipal”, informou.
Segundo Polaco, para melhor desenvolver o trabalho, o comandante da PM, Cap. Júlio César Lopes de Paiva, nomeou uma comissão de policiais para uma capacitação desses seguranças. “O objetivo é saber se todos estão aptos para exercer o trabalho, a fim de evitar problemas. Vamos ter, portanto, no mínimo, 150 pessoas trabalhando na segurança desse carnaval. O carnaval é da cidade e esperamos contar com o apoio da população sacramentana, no recebimento dos visitantes, porque sabemos que muita gente vem para cá, nosso carnaval já é tradicional na região”, comentou.
Também o prefeito Wesley De Santi de Melo, está eufórico com a chegada do reinado de Momo. “No que dependeu da Prefeitura cumprimos nossa parte. Uma boa ajuda às escolas, este ano, no valor de R$ 27 mil para cada uma, bem melhor que a dos anos anteriores; ampliamos e reforçamos a segurança e, por fim, estaremos lá com toda a comissão organizadora para receber bem a família sacramentana, que comparece sempre na avenida para se divertir, sadiamente, com muita alegria e amizade e, também, recepcionar nossos visitantes. Que tenhamos todos um feliz e alegre carnaval, com uma festa bem bonita”, desejou.
Prefeitura leva Internet a mais duas escolas da zona rural
A Prefeitura, através da Secretaria de Educação implantou o serviço de Internet para as escolas rurais das comunidades de Jaguarinha e Quenta Sol. Com o projeto, a PMS possibilitará aos alunos a ampliação do conhecimento e a possibilidade de novas alternativas para estudos. “Com este acesso, os alunos passam a ter novas opções de informação para a realização de seus trabalhos escolares”, comemorou o secretário Carlos Henrique de Oliveira, destacando que com a internet na escola, toda a comunidade sai ganhando, pois o objetivo desta ação do governo é ampliar o uso intensivo da tecnologia da informação, ampliando a cidadania. A empresa responsável pela prestação de serviços é a Sacranet.
Também foram instalados telefones dentro da própria escola nas comunidades de Jaguarinha, Quenta Sol e Sete Voltas, o que facilitará a comunicação com estas localidades. Confira os números: Jaguarinha – 3351- 8159; Sete Voltas -3351- 8176 e Quenta Sol: 3351-8189.
Prefeito vai construir nova escola municipial
A Câmara Municipal aprovou, na reunião da segunda-feira, 28, o projeto de Lei de autoria do Executivo que cria a Escola Municipal “Luiz Magnabosco”, que atenderá os bairros Perpétuo Socorro, Parque do Sabiá, Cervato, Primavera e Alto Santa Cruz. A nova escola será instalada no Cervato III. Outros dois projetos foram aprovados: o que denomina de José Waldomiro Cordeiro Vieira a ala de acesso externo à piscina do Ginásio Poliesportivo Municipal Alberto Marquez Borges – Marquezinho. E o terceiro projeto, também aprovado por unanimidade pela Câmara, que contempla a Saúde, dispondo sobre a concessão de ajuda de custo a pessoas carentes do município, através da Secretaria Municipal de Saúde. Um único questionamento foi feito pelo vereador Carlos Alberto Cerchi, que diz ser contra a política de paternalismo.
Apae recebe também mercadorias da Receita Federal para comercialização
Além das doações da Cemig e funcionários, a APAE foi contemplada esta semana com a doação de centenas de mercadorias: brinquedos, celulares, carregadores, relógios, playstations 2, sons de carro, potências para carros, baterias, CDs e DVDs, dentre outros produtos, tudo fruto de contrabando apreendido pela Policia Federal e Receita Federal.
De acordo com a diretora Raquel Costa as mercadorias vêm para serem comercializadas a preços acessíveis “as mercadorias são distribuídas pela Receita Federal às entidades cadastradas, esta é a terceira vez que recebemos essa doação. A última remessa que recebemos foi há quatro anos. Agora, essas mercadorias serão comercializadas a preços acessíveis no atacado ou no varejo. A mercadoria vem para ser comercializada. Temos toda a documentação fornecida pela Receita, que nos autoriza a comercializá-la”, informa, acrescentando que qualquer pessoa pode adquirir os produto. Entidade não fornece nota fiscal, mas possui os documentos comprobatórios da Receita Federal que a autoriza a comercializar.
Devotos de Nossa Senhora Aparecida trocam Carnaval por romaria no Santuário Nacional
Cerca de 900 romeiros deixam a cidade durante o carnaval, para visitar o Santuário Nacional de Na. Sra. Aparecida. Os devotos da padroeira do Brasil trocam o carnaval por uma peregrinação até a cidade de Aparecida do Norte, há 650 Km de Sacramento. Ali vão festejar a mãe de Jesus, Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil,.
Tradição que se repete há quase 50 anos, com os pioneiros, Volmir Manzan, de saudosa memória, Mariquinha Borges e Elza Pontes, a cada ano, o número de romeiros vem sempre crescendo, com novos coordenadores. Na noite de sexta-feira e na madrugada de sábado, 18 ônibus partem de Sacramento levando os romeiros.
A Romaria da Marquinha e Elza com sete ônibus; a Romaria do Volmir Manzan, agora organizada pela esposa Geralda de Lurdes Silveira Manzan, com 4 ônibus; a Romaria do Manin (Amir Ferreira), com 2 ônibus; a Romaria do Marquinhos (Marcos José da Cunha) com 2 ônibus; a Romaria do Arthur Magal, com 2 ônibus e a Romaria da Dulce Graziela Cassimiro, com 1 ônibus.
São os romeiros de Maria. Os romeiro de Nossa Senhora Aparecida, muitos deles já com mais de 40 anos de tradição em romarias. Idosos, casais jovens, crianças, famílias inteiras seguem para a casa da Mãe Aparecida para agradecer graças e pedir bênçãos. A oração em primeiro lugar com as missas, consagração a Nossa Senhora, via sacra. Mas há os momentos de lazer e descontração com a visita ao rio Paraíba, onde foi encontrada a imagenzinha; visita a pontos turísticos; a hora das compras e até, um pulinho a Guaratinguetá e outros vão ainda mais longe, a Campos do Jordão.
Mas, no final todos voltam felizes e abençoados e muitos já planejando a viagem do ano seguinte. Chegam aqui na terça-feira à noite repletos de bênçãos.
Para desejar-lhes boa viagem, repetimos as palavras de um dos romeiros, numa das reportagens feitas: “Nós vamos pra casa de Nossa Senhora, pedindo proteção de Deus na nossa viagem e pedido também graças para todos os que ficam aqui. Fiquem com Deus, que nós vamos com Ele. Até terça-feira!”.