Bananeiras 'nanica', plantadas na fazenda do empresário Ivan Sebastião Barbosa Afonso, foram destaque no site megaminas.globo.com e na TV Integração no sábado, 5. As bananeiras foram plantadas no meio do cafezal para proteger os pés de café do vento, mas conforme destaca o site, rapidinho essa função de proteção foi esquecida, dada à qualidade das bananas e está se tornando uma outra alternativa a ser explorada.
Doce de banana nanica já está na mesa do restaurante e do Hotel do Parque Náutico de Jaguara, outro empreendimento do empresário Ivan, que explica o segredo da qualidade das frutas. “O diferencial é o carinho e depois, tratamos a plantação apenas com materiais orgânicos e a produção são bananas de qualidade próprias para o doce. Temos aqui na mesa do nosso restaurante o melhor produto”, justifica.
E quem é a responsável pelas deliciosas sobremesas do restaurante é a cozinheira Kátia Regina de Oliveira, que ensina uma receita simples de doce de banana, uma ótima opção para aproveitar aqueles frutos que estão muito maduros: meia dúzia de bananas bem maduras e picadas em rodelas grossas, duas xícaras de água, duas xícaras de açúcar. Coloque no fogo, deixe ferver até engrossar a calda e a banana estar cozida. Despeje numa travessa e deixe esfriar. O doce pode ser servido em temperatura ambiente ou gelado.
E só de pensar em outras delícias como bolo de banana, sorvete de banana, licor de banana, torta de banana caramelizada, banana flambada com sorvete... dá até água na boca!