Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Artesãos da ASAA recebem certificados de curso de reciclagem

Edição n° 1253 - 15 Abril 2011

Dez artesãos da cidade receberam o certificado do 'Curso de Reciclagem', em solenidade realizada na noite do dia 7, no Paço Municipal, salão Paulo da Graça Lima, onde foi montada também uma exposição das peças confeccionadas no curso.

De acordo com Leila Maria Tiago,  presidente da  Associação Sacramentana dos Artesãos e Artistas – ASAA, o curso foi realizado pelo Circuito dos Lagos, patrocinado pelo Consórcio de Igarapava, cujos representantes, Manuel Pedro Leal e Márcia Deodato prestigiaram o evento. 

O curso, ministrado pelo artesão Jair  Dionísio Ravi, ensinou os artesãos a trabalhar com um grande número de material reciclável, como papel, papelão, sacos de cimento e outras embalagens, plástico, fibras de bananeira e de cana... “Todo esse material é tratado, impermeabilizado e que garante durabilidade  e qualidade ao produto”, explica Leila ao lado de Joana D´Arc de Carvalho, mostrando bolsas e carteiras confeccionadas de sacos de cimento. 

A ASAA inova também na loja de artesanatos. A partir de agora, as compras serão embaladas em papel reciclado e levadas para casa em sacolas ecologicamente corretas.  “A partir de agora, aposentamos as sacolinhas plásticas, quem fizer compras na loja, vai receber a sacolinha de papel reciclado”, afirma a presidente, adiantando que alguma loja que se interessar pela sacolinhas basta encomendar na sede da ASAA.

E, como todos os produtos são de material reciclável, os artesãos vão precisar de muito material e, para isso, fazem um apelo aos construtores, pedreiros, para reservar as embalagens de cimento, cal e outros materiais, para que possam aproveitar. Também aos comerciantes fazem o mesmo apelo, para que doem à ASAA, as embalagens dos fardos de farinha de trigo, plástico, etc. “Quem puder, pode entregar na Associação ou ligar para 3351-4460, que vamos buscar”, diz Leila, acrescentando, que a  proposta da Associação, através do Arteasanato é  abrir os cursos para a população, na medida do possível. “Temos algumas dificuldades para abrir cursos para a população pela falta de espaço adequado e matéria prima, mas pretendemos fazê-lo”.  

Os produtos: bolsas, carteiras, porta notebooks, malas e outros podem ser adquiridos na loja na rua Joaquim Murtinho, nº 450. Telefone: 3351-4460.