Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

XIII de Maio dá a largada para o Carnaval 2011

Edição n° 1228 - 22 Outubro 2010

A diretoria do Clube 13 de Maio lançou oficialmente, na noite do dia 15, o tema do Carnaval 2011, num coquetel na sede do clube, onde se reuniram empresários, autoridades, políticos, imprensa e pessoas ligadas à Escola. 

“Da chama da razão ao cenário da paixão” é o tema que retratará, no desfile da escola em fevereiro, os grandes amores da história desde Adão e Eva, passando por Romeu e Julieta, Orfeu e Eurídice, Helena de Troia e Paris, Peri e Ceci, Chica da Silva e Ouvidor, Lampião e Maria Bonita... “As pessoas vão se apaixonar com o tema”, destaca o idealizador Luiz Alberto da Silva, tesoureiro do clube, que sempre esteve ligado no desenvolvimento do enredo da escola, junto com o carnavalesco Val Borges, que deixou a escola.

A saída de Val Borges para Luiz Alberto é uma grande perda não apenas para a escola, mas para a cidade. “Com a saída do Val perde todo mundo, eu que trabalhei com ele durante 15 anos, conheço sua capacidade. Só na XIII de Maio foram nove anos. Perde também a cidade nosso maior carnavalesco. Nosso apelo, e ele já sabe disso, é que mesmo fora, continue nos ajudando no quer for possível”, disse, admitindo que o tema terá uma confecção difícil e cara. “Mas vontade de trabalhar não nos falta”, afirma. 

A presença de convidados para o lançamento do tema é uma forma de agradecer a todos que prestigiaram e que sempre estão ajudando o clube. “Queremos também com esse gesto abrir as portas do clube, agora restaurado, com amplo espaço. Trazer essas pessoas para dentro do clube, porque o XIII de Maio estava muito esquecido, muito fechado. Entrosar os simpatizantes da escola é uma forma de mostrar-lhes que estamos trabalhando para  a melhoria do clube, que não é mais aquele que assumimos há três anos”. 

O presidente Anderson de Oliveira, Som, endossa as palavras do tesoureiro, afirmando que a expectativa para esse tema de 2011 é muito grande. “Estamos confiantes e trabalhando desde maio para realizarmos um grande desfile”, frisou, lamentando a saída do Val. “Ao Val nós só temos que agradecer, nos deu vários títulos e hoje deixa o Clube, vai fazer falta. Mas ele já prometeu que não vai deixar a escola na mão. Mesmo, indiretamente, ele vai nos ajudar muito, pra fecharmos esses quatro anos à frente do clube”, afirmou. 

Na festa de lançamento, os convidados puderam rever cenas dos três últimos anos (2008, 20019 e 2010)  da escola tri campeã e enternecer com belas cenas de filmes, mostrando os grandes amores da história.

 

Val Borges deixa a escola de samba XIII de Maio

 

O carnavalesco Val Borges, deixa ao Carnaval sacramentano, depois de 17 anos de trabalho com as escolas de samba da cidade. O motivo? Ir em busca de vôos maiores, mostrar o seu trabalho lá fora. “São 17 anos de carnaval em Sacramento, comecei menino ainda a trabalhar com as escolas, mas agora estou me despedindo da XIII de Maio, a escola que fiquei mais tempo. Eu até gostaria de ficar com eles mais esse ano, mas não dá, já tenho compromissos. Aprendi muito nesses anos todos, levo uma bagagem grande, mas preciso aprender mais e expandir o que aprendi. Eu quero mais, agora”, disse em entrevista ao ET.

Val agora encara a vida profissional de transformista, interpretando as várias performances da personagem Nyck Bawel. “Tenho meu trabalho de transformista que está propagando bem e isso me tira o tempo, porque sou empresário aqui e artista fora. São muitos shows fora e não posso ficar preso a uma escola, quero realmente expandir”, revelou.

Val Borges, informa ainda que trabalhará algumas fantasias, como profissional do ramo, mas vínculo com escola de samba, não. “Peguei alguns trabalhos, mas dentro do limite, pra terminar com antecedência. Aceitei convites para mostrar meu trabalho lá fora. Duas semanas antes do Carnaval estarei participando e concorrendo no Concurso Nacional de Fantasias, em Poços de Caldas, e no Concurso Brilho Luzes, onde não vou concorrer, mas mostrar meu trabalho pra ganhar espaço”, explicou, declarando: “Eu vou, mas meu coração continua verde e branco, afinal a XIII de Maio me deu muitas alegrias nesses anos todos como carnavalesco. Meu trabalho com carnaval na cidade me enriqueceram muito, aprendi muito e aprendemos juntos em todas as escolas porque passei”.